Mostra oferece concertos e oficinas gratuitas em Goiânia e mais três cidades
A Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás chega à sua terceira edição em…
O intercâmbio de experiências é um dos principais objetivos do projeto, que traz a Goiânia importantes profissionais do Brasil e do exterior para oficinas e apresentações ao lado de músicos locais. Entre os convidados estão o maestro Thiago Santos (Brasil), o trompista e maestro Will Sanders (Alemanha), a pianista Thereza Bougard (Estados Unidos), o violista Ricardo Kubala (Brasil) e a violinista Eliane Tokeshi (Brasil).
“Nosso objetivo também é divulgar a produção dos músicos eruditos residentes em Goiás, aproximar o público, estimular jovens músicos e descentralizar a produção e a formação de plateia”, afirma o coordenador do projeto, Marcos Botelho. Maestro, trombonista e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Botelho cita a montagem da obra “A História do Soldado” como um dos pontos altos da programação da mostra.
“A História do Soldado”, de Igor Stravinsky, será montada com músicos de grupos residentes convidados (Quinteto Metais do Cerrado, Quarteto Henrique Oswald e Quinteto Vazavento) sob a regência do maestro Carlos Costa. Saulo Dallago assinará a direção cênica e a encenação. A obra terá duas apresentações: uma delas aberta ao público, dia 6 de abril no Teatro Basileu França, e a outra restrita a alunos, no dia 12.
Abertura
O primeiro concerto da 3ª Mostra de Música Erudita reúne pela primeira vez a Banda Tonico do Padre e a cantora Maria Eugênia. A apresentação, sob a regência do professor Marcos Botelho, ocorre no dia 1º de março (quinta-feira), às 20 horas, no Teatro Goiânia. A entrada é gratuita, como em todas as atividades da Mostra.
Criada em 2016, a Banda de Câmara Tonico do Padre é composta por professores da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto Federal de Goiás (IFG), da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e por músicos das orquestras Filarmônica de Goiás (OFG) e Sinfônica de Goiânia (OSG). Seu repertório é dedicado a compositores brasileiros, sobretudo goianos. O grupo busca a sonoridade das antigas bandas de coreto da virada do século 19 ao 20 em performances de alto nível artístico.
Maria Eugênia estudou piano, formou-se em música e foi professora. “Mas o canto me pegou de jeito quando fui participar de um concurso de canto para desafiar minha timidez. Compositores começaram a me pedir para interpretar suas músicas em festivais e me encantei com esse trabalho de recriar, arranjar novas e antigas músicas, nunca mais parei”, conta. A cantora que já foi chamada de “a voz de Goiás” gravou seu primeiro disco solo em 1992. De lá pra cá, excursionou pela África, Europa e Américas, interpretou tema de novela e segue lançando novos trabalhos.
Oficinas
Além dos concertos, a 3ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás reserva espaço para oficinas gratuitas ministradas pelos profissionais convidados – todos eles expoentes em suas áreas de atuação: Will Sanders (trompa e música de câmara para metais), Eliane Tokeshi (violino), Ricardo Kubala (viola), Thereza Bougard (piano) e Thiago Santos (regência). Informações sobre datas e inscrições podem ser obtidas no site musicagoias.com.
3ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás