ARTE

Museu exibe mostra do artista José Damasceno, em formato virtual

O setor cultural e artístico segue entre os mais afetados pela pandemia, com museus, teatros…

O setor cultural e artístico segue entre os mais afetados pela pandemia, com museus, teatros e centros culturais ainda paralisados, na tentativa de conter o avanço da Covid-19. Para continuar levando arte ao público de todo o país, diversos instituições do tipo desenvolveram e continuam desenvolvendo projetos virtuais, enquanto as atividades vão voltando ao normal de forma bem lenta e limitada. Em contrapartida, o novo formato permite que pessoas de todos os cantos do Brasil tenham acesso a lugares que, até pouco tempo, só poderiam ser visitados de forma presencial. É o caso da Pinacoteca de São Paulo – um dos mais importantes museus de arte no país.

Se você está com saudade de visitar uma exposição, nesta terça-feira (6) o lugar transmite ao vivo uma visita guiada pela exposição José Damasceno: moto-contínuo, que está em cartaz na Pina Estação. O acesso é livre e gratuito, com transmissão a partir das 18h, pelo canal da Pinacoteca no YouTube. A mostra conta com curadoria de José Augusto Ribeiro e é a primeira a reunir um número expressivo de obras do artista, com produções desde o início de sua carreira, realizadas entre 1989 e 2021.

Damasceno é um dos artistas brasileiros com maior inserção no circuito internacional de arte contemporânea, reconhecido pelas múltiplas linguagens com que opera, pela escala agigantada das peças, além do caráter reflexivo de seus trabalhos.

Na exposição é possível contar com cerca de 80 obras, sendo que cinco delas são inéditas. São diversas esculturas, desenhos, instalações e fotografias, referentes ao cinema, música e teatro, além de obras que também se reportam ao próprio campo da arte. Grande parte desses trabalhos pertence hoje a coleções públicas e particulares do Brasil e do exterior.

O ineditismo fica por conta de 3 trabalhos com bordado de lã (Pontinho, de 2017); de uma escultura de pedra obsidiana, extremamente reflexiva, muito semelhante a um espelho negro (Sólido, de 2019); e de Monitor líquido, obra de 2021, realizada com derretimento de giz de cera.

Na exposição José Damasceno: moto-contínuo, o público poderá apreciar trabalhos do artista jamais vistos em São Paulo e outros que há anos não são apresentados em outras cidades. Um exemplo é “Trilha sonora” (2002), peça constituída de longas fileiras de martelo pregados na parede, formando o desenho de uma cordilheira.

Serviço

Pinacoteca de São Paulo apresenta mostra “José Damasceno: moto-contínuo” em formato online

Quando: 6/7 (terça-feira)

Onde: canal da Pinacoteca no YouTube.

Horário: 18h

Acesso: gratuito

Leia também: