Museus ganham ambiente virtual com materiais educativos, audioguias e visitas guiadas
Os museus ganham ambiente virtual como um convite à toda a população brasileira, oferecendo a…
Os museus ganham ambiente virtual como um convite à toda a população brasileira, oferecendo a possibilidade de revisitar as memórias e histórias de algumas regiões do país.
Assim, pessoas de todos os cantos do Brasil agora podem ter acesso gratuito aos acervos das quatro unidades do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), localizados em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo.
Por meio do site Patrimônio e Memória, já estão disponíveis audioguias com registros audiovisuais e materiais didáticos destinados ao público infantil, famílias e estudantes em geral, que queiram saber um pouco mais sobre as cidades em que os museus estão localizados.
Segundo Matheus Santiago, gerente de comunicação da sede do CCBB em São Paulo: “este novo espaço tem como objetivo proporcionar nova experiência ao visitante do CCBB“, pontua.
“Ao acessá-lo, o público terá controle para visualizar todo o conteúdo do website, de forma que cada um poderá construir seu próprio roteiro de navegação“, explica ainda.
Museus ganham ambiente virtual para valorizar patrimônio histórico e cultural
De acordo com Matheus Mesquita, coordenador de programação do CCBB Educativo, o tema “patrimônio” sempre foi pauta para as atividades do projeto.
A inspiração vem pelos edifícios de cada unidade do museu e de seus acervos, ricos em história e que provocam reflexões importantes a partir de bens preservados de nossa cultura.
Segundo ele: “está presente no Múltiplo Ancestral, por exemplo, ação que aborda o patrimônio imaterial realizado pelas mestras e pelos mestres, por artistas inventivos e guardiães de nossa cultura imaterial“, conta.
Assim, a plataforma digital busca aproximar o público de sua própria cultura e identidade, incentivando a reflexão sobre a importância de nossos monumentos e aparelhos culturais.
Sobre o CCBB Brasília, por exemplo, é possível encontrar informações sobre a fachada do edifício Tancredo Neves, que foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Além de também constar informações sobre os painéis da vitralista Marianne Peretti, que harmonizam com a proposta moderna de construção, permitindo passagem de luz.
Além das histórias de espaços como a instalação Améfrica, criada pela artista Denise Mila, o Lago Paranoá, a ponte Juscelino Kubistchek, as árvores do cerrado e muito mais.
Na plataforma também é possível encontrar informações sobre as outras três unidades dos museus. Vale a pena conferir!
Serviço
Museus ganham ambiente virtual para visitação
Onde: site Patrimônio e Memória
Acesso: gratuito
Leia também: