Mutirama, Chorinho e Centro de Convenções: legado de Iris Rezende na Cultura
O político morreu nesta terça-feira (9), após três meses internado em decorrência de um AVC
O político Iris Rezende se foi e deixou grandes feitos por Goiânia em diversas áreas, incluindo a cultural. Eleito o vereador mais jovem da história da capital, além de prefeito da cidade por quatro vezes, deputado estadual, senador, ministro e governador, ele fez história e marcou sua passagem por todos os postos que ocupou.
Entusiasta da Cultura, valorizava a área e inaugurou marcos que perduram até hoje. De acordo com sua assessoria de comunicação, “uma das bandeiras que Iris levantava era a democratização da cultura”.
Confira três das principais obras de Iris Rezende por Goiânia:
Chorinho
O projeto Grande Hotel Vive o Choro, o Chorinho, foi uma das principais atividades culturais da última gestão de Iris Rezende. Entre 2017 e 2020, de acordo com a Secretaria de Cultura de Goiânia (Secult), foram realizadas 68 edições do evento.
Os encontros foram suspensos durante a pandemia do novo coronavírus, mas, com a flexibilização dos eventos culturais em Goiânia, o Chorinho retornou ao calendário da capital.
O Grande Hotel Vive o Choro, de acordo com a Secult, teve a participação de 120 grupos musicais e contabilizou a passagem de mais de 200 mil pessoas.
Parque Mutirama
Priorizando o bem-estar popular, Iris Rezende inaugurou o Parque Mutirama em 1969 enquanto prefeito da capital. À época, era um espaço verde aberto, com diferentes brinquedos, que garantia às crianças goianienses, de diferentes classes sociais, o direito ao lazer.
Novamente prefeito de Goiânia, em 2019 o político revitalizou e reabriu o parque. Ele anunciou também que o público teria acesso livre ao parque, ou seja, não pagaria mais ingressos.
Com a morte de Iris, a intenção é que o parque passe a se chamar “Parque Iris Rezende Machado – Mutirama”. O projeto de lei será apresentado na Câmara Municipal de Goiânia, por meio do vereador e presidente Romário Policarpo.
Centro de Convenções de Goiânia
Inaugurado em 1994 pelo então governador Iris Rezende, o Centro de Convenções Goiânia (CCGO) é o maior de todo o estado do Goiás. Sua localização foi cirurgicamente escolhida para facilitar o acesso do público de toda Goiânia. Sendo assim, fica na região central da capital.
Possui o total de 15 salas, diversos espaços multiuso, auditório, pavilhões para feiras, áreas externas, restaurante, lanchonete e o Teatro Rio Vermelho, com 1.888 lugares.
O deputado estadual Bruno Peixoto já externou a vontade de apresentar projeto de lei na Assembleia Legistaliva do Estado de Goiás que troca o nome do local por Centro de Convenções Iris Rezende Machado, como forma de homenagear o político.
LEIA MAIS:
“Eu não gosto, eu amo Goiânia. E tenho ciúmes”, disse Iris a enfermeiro no hospital
Dona Iris diz que se Iris estivesse no velório, estaria dando palpites e conselhos
Iris é sinônimo de Goiânia e Goiás, diz filha do ex-prefeito