RECONHECIMENTO

Orquestra Filarmônica de Goiás é premiada pelo melhor CD de música clássica do ano

O Prêmio Concerto 2022 foi concedido pelo CD lançado em março deste ano, com obras de Claudio Santoro

Após dois anos de dificuldade e um longo processo de adequação ao formato virtual, por conta das limitações impostas pela pandemia, o ano de 2022 marcou a retomada do setor cultural, que pôde voltar a ocupar os palcos. Para a Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), o ano foi especialmente glorioso.

Com um trabalho aclamado pelo público, crítica e imprensa nacional e internacional, o ano se encerra com mais uma conquista, já que o grupo sinfônico acaba de ser coroado com o Prêmio Concerto – um dos mais importantes para a música de concerto no país.

A premiação foi concedida pelo CD gravado pela Filarmônica, junto à gravadora Naxos, que apresenta as Sinfonias nº 5 e nº 7 de Claudio Santoro, sob a regência de Neil Thomson. Para se ter ideia, a orquestra recebeu 1.135 votos do público e foi a vencedora do Prêmio Concerto 2022 CD/DVD/Livros. O resultado foi publicado no site da premiação.

Filarmônica de Goiás incentiva internacionalização da música brasileira

(Foto: Divulgação – Cinthia Oliveira)

Por meio do projeto Brasil em Concerto, a OFG lançou o álbum ainda no mês de março deste ano, resultado de uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores e o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), que firmou termo de cooperação técnica com o ministério, cedendo os direitos de gravação da OFG. 

Além deste, a orquestra já tem outros dois trabalhos disponíveis nas plataformas de streaming, que também integram o projeto. São eles: o álbum Santoro – Symphonies nº 11,12 & Other Orchestral Works, também pela gravadora Naxos. 

Com isso, o objetivo é contribuir para a internacionalização e reconhecimento da música de concerto brasileira, não apenas no país, mas também no exterior.

“É um orgulho ver a Orquestra Filarmônica de Goiás conquistando prêmios, formando plateias e projetando internacionalmente a música orquestral de Goiás e do Brasil”, comenta o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio César Pereira.

Enquanto isso, o maestro Neil Thomson fala sobre a emoção ao receber reconhecimento pelo trabalho: “todos nós sentimos um orgulho indescritível! A orquestra trabalhou arduamente durante anos e este reconhecimento é uma prova do empenho e determinação dos músicos. Eles mantiveram a fé no projeto”, afirma.

O maestro também comenta sobre as expectativas para 2023: “estou muito entusiasmado com o próximo ano e com o futuro. Nosso público é tão maravilhoso que quero dar a eles o que há de melhor em termos de artistas e repertório. Eles e Goiás merecem isso”, finaliza.