Orquestra Filarmônica de Goiás realiza concerto gratuito no feriado de Tiradentes (21/4)
Nada melhor que aproveitar o feriado na companhia de boa música, não é mesmo? Nesta…
Nada melhor que aproveitar o feriado na companhia de boa música, não é mesmo? Nesta quinta-feira (21/4), a Orquestra Filarmônica de Goiás apresenta mais uma edição do projeto “Raízes”, que tem o objetivo de democratizar a música de concerto e tornar acessível para toda a população goianiense.
O espetáculo será realizado a partir das 19h, no Teatro Escola Basileu França, com entrada franca para todos que quiserem participar. O teatro estará recebendo o público por ordem de chegada, portanto, a dica é chegar cedo para garantir lugar.
O público poderá acompanhar a obra do compositor brasileiro Claudio Santorino, que será apresentada pela Orquestra, com participação especial do solista Pedro Bittencourt, que integra o Coro Sinfônico de Goiânia. A regência ficará por conta da maestrina Mariana Menezes.
Veja como fica o programa da Orquestra Filarmônica de Goiás
Para esta quinta (21/4), o grupo apresenta as Sinfonias nº 4, 11 e 12 de Santoro. Além disso, o público também poderá conferir a obra “Choro para Sax Tenor”, apresentada pelo solista Pedro Bittencourt.
Para a execução da Quarta Sinfonia, o Coro Sinfônico de Goiânia se junta à Filarmônica, em um momento que promete emocionar e atingir o ápice da noite.
“As pessoas podem esperar uma noite cheia de emoções diferentes. Sentimentos que vão desde o otimismo da Sinfonia nº 4 até a intensa angústia da Sinfonia 11. No meio temos o Choro com infusão de música popular e a virtuosa Sinfonia nº 12 com nove solistas da OFG”, comenta o regente e diretor artístico da Filarmônica de Goiás, Neil Tomson.
Um pouquinho mais sobre Claudio Santoro
Um dos mais inquietos e polivalentes músicos do Brasil, Claudio Santoro (1919 – 1989) foi compositor e regente amazonense. Com estilo amplo e ousado, durante a década de 1940 suas composições apresentavam forte influência europeia.
No entanto, pouco mais tarde passou a adotar uma postura diferente, valorizando os ritmos e melodias brasileiras.
“O que torna Santoro tão especial na minha opinião é que ele estava constantemente buscando algo novo; ele era uma pessoa de infinita curiosidade e criatividade”, afirma o maestro Thomson.
Vale mencionar que a obra de Santoro marca presença no primeiro CD da Filarmônica, gravado e lançado pela Naxos.
Para este trabalho, foram gravadas as Sinfonias nº 5 e nº 7, que podem ser apreciadas, gratuitamente, pelas plataformas: Naxos Streaming, Spotify, Deezer, Amazon Music e Apple Music.
Serviço
Orquestra Filarmônica de Goiás – Projeto Raízes
Quando: 21/4 (quinta-feira)
Onde: Teatro Escola Basileu França – Av. Universitária, 1.750, Setor Leste Universitário
Horário: a partir das 19h
Entrada franca – não é necessário fazer reserva de ingresso
LEIA TAMBÉM: