MÚSICA

Orquestra Sinfônica de Goiânia se apresenta no Palácio da Música neste domingo (29/08)

O concerto será limitado a um público de 500 pessoas, que corresponde a 25% da capacidade do ambiente

Maestro paulista Cláudio Cruz faz participação especial no concerto da Orquestra Sinfônica de Goiânia (Foto: Divulgação)

No próximo domingo (29/08), às 11h, a Orquestra Sinfônica de Goiânia (OSGO) se apresenta no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer, com o concerto “Beethoven & Copland”.

Com realização da Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Goiás Turismo, o evento encerra o VI Workshop Nacional de Regência Orquestral, com o maestro paulista Cláudio Cruz.

Além disso, também integra o conjunto de atividades que marcam a retomada cultural na cidade.

Vale ressaltar que as medidas de segurança previstas em decreto serão seguidas, visando a segurança de todos os presentes. Assim, a apresentação terá um público limitado a 500 pessoas – que corresponde a 25% da capacidade total do Palácio da Música.

O uso de máscara é obrigatório durante toda a permanência no evento, bem como o distanciamento entre grupos diferentes. Artistas e toda a equipe técnica serão submetidos a testes antecipadamente.

A entrada será gratuita e aberta para todos que tiverem interesse, respeitando o limite máximo.

Este será o primeiro concerto presencial realizado no ambiente desde dezembro de 2019, quando teve suas atividades interrompidas por conta da pandemia.

De acordo com o secretário municipal de cultura, Zander Fábio: “é uma apresentação muito esperada depois dessa retomada determinada pelo prefeito Rogério Cruz. Faremos tudo com muita responsabilidade e cumpriremos todos os protocolos recomendados“, afirma.

Orquestra Sinfônica de Goiânia apresenta obras de Beethoven e Aaron Copland

O concerto tem início às 11h (Foto: Pexels)

O concerto da Orquestra Sinfônica de Goiânia no Centro Cultural Oscar Niemeyer, será dividido em duas etapas.

Na primeira delas, os músicos apresentarão uma versão sinfônica da Suíte do Ballet Appalachian Springs, do compositor norte-americano Aaron Copland (1900-1990).

Segundo Eliseu Ferreira, maestro e diretor artístico da orquestra: “é uma das obras mais significativas do repertório da música de concerto norte-americana, e que rendeu ao compositor o Prêmio Pulitzer em 1945″, conta.

Menciona ainda que, do dia para a noite, a canção se transformou no retrato musical mais fiel dos Estados Unidos, inspirada no folclore do país.

Já a segunda parte do concerto apresentado pela Orquestra Sinfônica de Goiânia, será dedicada ao compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), apresentando a Sinfonia n. 02 em Ré Maior.

“É um dos compositores mais célebres de toda a história da música, sendo o primeiro a escrever música não somente para um mecenas ou uma autoridade, mas para um público ideal, com a noção consciente que sua obra permaneceria para a posteridade”, comenta o maestro.

A regência do concerto será compartilhada entre cinco alunos do VI Workshop Nacional de Regência Orquestra.

Serviço

Orquestra Sinfônica de Goiânia se apresenta no Palácio da Música

Quando: 29/08 (domingo)

Onde: Centro Cultural Oscar Niemeyer – Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01 – Chácaras Alto da Glória, Goiânia – GO, 74891-135

Horário: 11h

Acesso: gratuito (limitado a 500 pessoas)

Leia também: