Orquestra Sinfônica Feminina realiza concerto em homenagem ao Dia da Mulher, em Goiânia
Evento que acontece no Teatro Goiânia terá entrada franca. Concerto pretende mostrar a crescente força das mulher na música
Em homenagem ao Dia da Mulher, a Orquestra Sinfônica Feminina se apresentará, com entrada franca, nesta sexta-feira (8), às 20h, no Teatro Goiânia, Centro da capital. Composta somente por mulheres, a proposta é mostrar a crescente força feminina na música de concerto, em especial nas orquestras.
Com regência da maestrina goiana Katarine Araújo, a Orquestra Sinfônica Feminina será formada por musicistas das principais orquestras da cidade: Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e Orquestra Jovem Joaquim Jayme.
Ao todo, serão dez instrumentistas e cantoras que se revezarão frente à Orquestra, executando os mais variados instrumentos e repertórios. Nomes como Sabah Moraes (cantora), Nilzeth van Beethoven (violista) e Ana Paula Ferreira (trompetista) estarão entre as convidadas da noite. O programa será variado e contará com obras clássicas e populares.
A cidade de Goiânia foi pioneira ao formar a primeira Orquestra Sinfônica Feminina, que funcionou entre 1959 e 1961, numa iniciativa da pianista Belkiss Spenciéri, sob a regência do maestro belga Jean Douliez. A orquestra realizou inúmeras apresentações em Goiânia e também uma apresentação em praça pública em Belo Horizonte, na presença do então presidente Juscelino Kubtschek. Foi a primeira iniciativa no gênero no Brasil e a segunda no mundo, sendo destaque em revistas e jornais brasileiros e em alguns países da Europa.
Programação da Orquestra Sinfônica Feminina:
1. Fanny Mendelssohn (1805-1847) – Abertura em Dó Maior
2. Johann Strauss Filho (1825-1899) – Annen Polka, Op. 117
3. Johann Baptist G. Neruda (1708-1780) – Concerto para Trompete e Cordas (1º mov.)
4. Edward Elgar (1857-1934) – Salut D’Amour para Viola e Cordas
5. Georges Bizet (1838-1875) – Habanera da ópera “Carmen”
6. Carlos Gardel (1890-1935) – Por uma Cabeza (Arr. Eliseu Ferreira)
7. Antonio Carlos Jobim (1927-1994) – Luiza (Arr. Sérgio Kuhlmann)
8. AstorPiazzolla (1921-1992) – Libertango (Arr. Sidney Gomes)
9. Astor Piazzolla (1921-1992) – Los Pasaros Perdidos (Arr. Ney Couteiro)
10. Milton Nascimento (1942) – Maria, Maria (Arr. Eliseu Ferreira)
Solistas
Ana Paula Ferreira – Trompete
Nilzeth Van Beethoven – Viola
Samara Gadelha – Violino
Gabrielly Santos – Violino
Sabah Moraes – Mezzo-Soprano
Dalila Kaismer – Piano
Vanessa Melo – Piano
Anne Clarenci – Soprano
Serviço:
Evento: Concerto em Homenagem ao Dia das Mulheres – “Orquestra Sinfônica Feminina – O Talento das Mulheres na Música de Concerto”
Data: 08 de março de 2019 – sexta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Goiânia
Entrada: Franca