TEATRO

Peça ‘Descontrole Público’ é inspirada no universo gamer e permite interação com público

O espetáculo “Descontrole Público“, do diretor Pedro Granato, estreia em formato digital no dia 20…

O espetáculo “Descontrole Público“, do diretor Pedro Granato, estreia em formato digital no dia 20 de agosto, inspirado no universo dos games e trazendo uma experiência interativa e bem imersiva.

As exibições acontecem até o dia 5 de setembro, em horários variados, com ingressos a partir de R$ 20.

A proposta é unir elementos do teatro, cinema e performance digital, levando a interatividade para lugares ainda não explorados.

O espetáculo apresenta 20 atores, que estarão em cenas transmitidas simultaneamente em seis salas virtuais, onde o público pode escolher qual acompanhar e controlar um personagem.

Apenas o processo de desenvolvimento da montagem levou 10 meses, onde os criadores trabalharam juntos, mas de forma virtual.

Diversas pesquisas foram utilizadas para embasar o processo criativo, com os atores realizando ensaios em casa, e fazendo experimentações na rua e ao ar livre, para romper as barreiras do computador.

O enredo de “Descontrole Público” trata da reunião de um grupo de jovens que não podia se encontrar, mas que fecharam importantes ciclos de suas vidas.

Então, decidiram alugar uma casa com ampla área externa para celebrar o momento e, finalmente, aproveitarem juntos.

Segundo o diretor Pedro Granato: “Agora o que está acontecendo é que temos uma geração inteira que está passando períodos muito grandes de descoberta e afirmação afastados fisicamente, por conta da pandemia“.

Assim, o espetáculo traz à tona, mesmo que de forma sutil e diferente, o tema do isolamento, fazendo com que o público tenha ainda a oportunidade de conduzir a experiência.

Detalhes sobre ‘Descontrole Público’, do diretor Pedro Granato

O espetáculo Descontrole Público será apresentado a partir de 20 de agosto (Foto: Divulgação – Victor Otsuka)

Desenvolvida pelo grupo Pequeno Ato, que desde 2014 investiga o teatro imersivo e a formação de novos públicos, a peça representa uma experimentação formal, que vai muito além de outros trabalhos já realizados.

A “gamificação” adotada, que permite essa interação direta com o público, faz com que a peça seja uma novidade a cada apresentação.

A ideia é que os atores sejam avatares e façam exatamente aquilo que cada sala escolher como a melhor ação.

De acordo com o diretor: “o público vai realmente conduzir a experiência, os atores serão avatares dos desejos e escolhas da plateia“, comenta.

E finaliza dizendo: “vamos tornar os espectadores autores, porque eles vão contar as histórias e conduzir para a trama avançar“.

Sinopse

Um grupo de jovens aluga um espaço passar a noite juntos e celebrar o reencontro após muito tempo de isolamento.

Um incidente acontece e o espectador conduz as personagens por comandos de voz para desvendar esse mistério.

Serviço

Descontrole Público, de Pedro Granato

Quando: 20 de agosto a 5 de setembro

Horário: sextas e sábados às 21h e 23h | domingos às 19h e 21h

Ingressos: a partir de R$ 20

Compra: Sympla 

Leia também: