SYMPLA STREAMING

Peça virtual sobre Paulo Freire celebra Dia Mundial da Educação

O Dia Mundial da Educação, celebrado em 28 de abril, quarta-feira, marca o compromisso de…

O Dia Mundial da Educação, celebrado em 28 de abril, quarta-feira, marca o compromisso de 164 países com o desenvolvimento do setor, cumprindo metas estabelecidas até o ano de 2030. Para celebrar a data, o Sympla Streaming preparou uma programação especial, com a peça “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia”, que será transmitida no dia 29 de abril, quinta-feira, às 20 horas.

A peça é uma homenagem ao educador e filósofo brasileiro, considerado um dos pensadores mais notáveis da história da pedagogia. A apresentação contará um pouquinho sobre vida e obra, além de contar ainda com um formato diferente, onde as câmeras devem ficar abertas e há sempre total interação entre o ator e os espectadores.

Segundo Luciana Kezen, do teatro Rio Encena: “Pela primeira vez nesta quarentena me senti assistindo a uma peça com outras pessoas. Adorei assistir uma peça on line com as telas abertas, podíamos ver outras pessoas tendo a mesma experiência que eu! De cara achei um ponto positivo para a produção do espetáculo. Me senti recebida naquela “sala de apresentação. (…) Assisti à 106ª apresentação de um monólogo que flui maravilhosamente bem“, comenta.

Os ingressos estão à venda até o dia 29 no site da Sympla, com opções a partir de R$ 25. A transmissão será feita a partir da plataforma de videoconferências Zoom, da qual o espectador receberá o link de acesso.

A partir do legado deixado por Paulo Freire, que mostrou a importância de lutar pela dignidade humana, os responsáveis pela peça teatral encenam a inspiradora vida do educador, em uma montagem que já foi indicada ao Prêmio Shell de 2019 na categoria “Inovação”. Participam da apresentação Richard Riguetti (ator), Luiz Antônio Rocha (encenação) e Junio Santos (dramaturgia).

Segundo o ator Richard Riguetti: “Com a pandemia, a arte precisou se reinventar para permanecer viva! E o teatro, considerado a arte da presença, tem buscado alternativas e novos caminhos. O teatro em casa é um grande desafio, mas muito importante para que haja encontros com qualidade de presença e escuta, mesmo no distanciamento físico“, reflete ele.

Ao longo da peça, o público pode acompanhar a trajetória e as experiências vividas por Paulo Freire, com uma mistura de elementos das linguagens do teatro, do palhaço e ainda do teatro de rua. Um dos principais objetivos da peça é evidenciar todo o amor que o educador tinha pela profissão, além de demonstrar o profundo respeito ao diálogo e à aceitação das diferenças.

É válido mencionar que logo após o término da apresentação, o público terá a oportunidade de participar de uma roda de conversa com o ator e o encenador da peça. O bate papo será sobre o processo de criação da peça, bem como as características que a transformam em um conteúdo tão atual.

Serviço

Peça teatral na Sympla – Paulo Freire, o Andarilho da Utopia – celebra Dia Mundial da Educação

Quando: 29/04 (quinta-feira)

Horário: 20h

Ingressos: clique aqui para comprar

Transmissão: Zoom

Classificação: 12 anos

Leia também: