PerifaCon, a ‘Comic Con das favelas’, estreia festival online e gratuito
Para quem curte o universo pop, geek e nerd, está chegando o festival PerifaCon, Brotando nas Redes,…
Para quem curte o universo pop, geek e nerd, está chegando o festival PerifaCon, Brotando nas Redes, com uma edição completamente online e gratuita, que será transmitida por meio da plataforma do evento. A responsável pela mediação é a atriz e diretora Vaneza Oliveira, que interpretou a personagem “Joana”, na série nacional 3%.
O festival tem início nesta sexta-feira (26) e segue até domingo (28), sempre a partir das 18 horas. Exibido em formato gravado e ao vivo, o evento recebe algumas atividades, divididas entre painéis temáticos com convidados especiais, concurso de cosplay dedicado à comunidade negra, com premiação de mil reais para o vencedor, e um ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores.
Para participar, é preciso fazer inscrição por meio de um formulário gratuito (clique aqui). O acesso nos dias do evento será por meio do site (clique aqui para conferir).
A PerifaCon foi criada no ano de 2019, por Andreza Delgado, Gabrielly Oliveira, Igor Nogueira e Luíze Tavares. Segundo os organizadores, o evento é como a “Comic Con da Favela”. É fato que o universo nerd e geek atinge a todos os públicos, independente de sua classe, cor ou credo. No entanto, eventos como o Comic Con não são acessíveis ao público em geral, recebendo uma seleta quantidade de pessoas que podem pagar para ver.
Assim, a proposta do festival realizado pelo PerifaCon, é justamente promover o desenvolvimento e a promoção desse tipo de conteúdo nas periferias e favelas. Além disso, também visa dar maior visibilidade aos artistas por meio da organização e divulgação de eventos nas áreas artísticas e culturais, realizando produções audiovisuais e cursos.
Um pouco mais sobre a edição 2020
O primeiro painel exibido no festival será o “Nerds da Quebrada: A Ascensão da PerifaCon“. Ali, os criadores do evento irão bater um papo super descontraído sobre a periferia nerd, os maiores desafios e as conquistas da produtora ao longo de sua trajetória. Quem media a conversa é a atriz Vaneza Oliveira.
Segundo Igor Nogueira: “O PerifaCon começa o ano de 2021 se reinventando mais uma vez, depois de superar alguns obstáculos nesse cenário de pandemia mundial, conseguimos colocar na rua mais um projeto para a periferia“, comenta.
Durante o ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores, serão discutidos temas sobre processos de criação, roteirização, colorização, além da apresentações de HQ’s para editoras. A mediação fica por conta de Janaína de Luna, editora-chefe da Mino, do colorista Pedro Cobiaco e também dos escritores Felipe Castilho e Fábio Kabral.
“Tendo o entretenimento como tema central, vamos trazer para o festival cinco artistas que junto com a PerifaCon, tiveram a oportunidade de trabalhar para grandes marcas através da nossa curadoria“, comenta Andreza Delgado.
O festival PerifaCon, Brotando nas Redes: É papo de futuro, tem realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e acontece por meio da Lei Aldir Blanc.
Serviço:
Quando: 26, 27 e 28 de março de 2021
Onde: Site da PerifaCon (clique aqui)
Horário: a partir das 18h
Inscrições: clique aqui e acesse o formulário
Acesso: gratuito
Leia também:
- Brasil tem primeiro festival online dedicado aos fotolivros
- Marcelo Falcão lança curta-metragem em parceria com Hungria
- CineBaru abre inscrições e celebra o audiovisual do sertão e cerrado