Poeta mineiro lança ‘Extraquadros’, reunindo mais de 30 poemas
O poeta Ricardo Aleixo lança sua mais recente obra, abordando temas cruciais na conjuntura política brasileira
Poeta, pesquisador e multiartista, Ricardo Aleixo – considerado um dos maiores nomes da poesia nacional – acaba de lançar seu mais recente trabalho: Extraquadro. A obra reúne poemas produzidos entre 2013 e 2020, que representam a experimentação viva do poeta.
Conhecido por sua extensa obra em diferentes linguagens, já produziu filmes, videopoemas, performances, peças de teatro, peças gráficas e sonoras, além é claro, de diversos livros já publicados.
Em suas obras e passos poéticos, busca sempre pela experimentação, ou em suas próprias palavras busca “embaralhar as cartas” da poesia e da literatura, propondo sempre ultrapassar e até mesmo extinguir as fronteiras artísticas.
A publicação é resultado da parceria firmada entre o Laboratório Interartes Ricardo Aleixo (LIRA) e a Impressões de Minas Editora. Em “Extraquadro”, os leitores encontrarão poemas que assumem diferentes composições no livro, como em uma espécie de partituras.
O modo pelo qual Ricardo Aleixo dispõe seus poemas provocará ao leitor não somente o encontro com esses textos, mas, principalmente, o encontro com possibilidades e caminhos para performar cada poema.
Extraquadros
Aleixo explica que o título da obra já é capaz de trazer à tona o tema que baseia os 32 poemas ali reunidos. Segundo ele, os poemas buscam captar o que acontece hoje no cenário brasileiro e mundial, onde sistemas opressores ganham cada vez mais força.
O leitor é levado a enxergar aquilo que não está dado a ver. Por meio da poesia, o autor busca elucidar e acompanhar o que sustenta o pensamento retrógrado que tanto se vê na mídia e sociedade.
O projeto gráfico do livro foi realizado pelo artista e designer Mário Vinícius, que ilustrou perfeitamente as mensagens que o autor pretende passar. A capa foi desenvolvida com carinho ainda maior, utilizando faca especial no título, que resulta em uma tipografia vazada.
“Extraquadro” é o décimo quinto livro do poeta e artista Ricardo Aleixo, e foi publicado com apoio do Ministério do Turismo e da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, com recursos da Lei Aldir Blanc.
A obra já pode ser adquirida pelo site da Impressões de Minas. Clique aqui para conferir.
Sobre Ricardo Aleixo
Ricardo Aleixo é artista-pesquisador intermídia, ensaísta e editor. Suas obras mesclam poesia, artes visuais, vídeo, dança, performance, música e design sonoro.
Tem 14 livros publicados. O mais recente, Palavrear (Todavia, 2018), voltado para o público infantojuvenil, atingiu a marca de 48 mil exemplares vendidos.
Já se apresentou nos seguintes países: Alemanha, Argentina, Portugal, México, Espanha, França, EUA e Suíça.
Desenvolve seus projetos de pesquisa, criação e formação no LIRA/Laboratório Interartes Ricardo Aleixo, situado no bairro Campo Alegre, periferia de Belo Horizonte.
O mesmo espaço abriga a loja onde são comercializados os seus livros, cartazes, poemisetas e outros produtos.
Leia também: