CINEALMOFADA

Praça Cívica recebe cinema a céu aberto neste domingo (31/7), com entrada franca

A partir das 19h, em frente ao Centro Cultural Marietta Telles Machado, será exibido o filme "Playtime - Tempo de Diversão"

Curadoria e produção organizam a primeira sessão do Cinealmofada do ano de 2022 (Foto: Divulgação)

Que tal aproveitar o fim de semana para curtir um cineminha ao ar livre? No próximo domingo (31/7), acontece a segunda sessão do projeto Cinealmofada em Goiânia – que realiza sua terceira edição na capital, com previsão de mais duas sessões até setembro.

Com acesso gratuito para o público em geral, o projeto está sendo apresentado na Praça Cívica, sempre no último domingo de cada mês, com tela de projeção montada no Centro Cultural Marietta Telles Machado. A exibição começa às 19h, e tudo que você precisa é levar sua almofada preferida e um lanchinho para acompanhar. No local há venda de pipoca.

Para a sessão do dia 31, o público poderá assistir ao filme “Playtime – Tempo de Diversão”, de Jacques Tati. A obra de 1967 é uma comédia que conta a história do senhor Hulot (Jacques Tati), que tem que se encontrar com um oficial americano em uma versão high-tech de Paris, mas acaba por se perder no meio do labirinto urbano que a moderna e fria arquitetura causou.

Seguindo uma excursão turística de americanos, ele anda pela cidade procurando traços de humanidade e cor em uma metrópole futurista e cinzenta. A produção foi escolhida por meio de votação popular, a partir de uma lista com três filmes pré-selecionados pela curadoria do projeto.

3º Cinealmofada em Goiânia

As duas primeiras edições do projeto foram realizadas nos anos de 2012 e 2014, reunindo milhares de pessoas que apreciam o cinema como forma de lazer e expressão cultural. Assim como nas versões anteriores, a Praça Cívica foi escolhida, mais uma vez, para abrigar o grande cinema a céu aberto.

Uma realização da Barroca Filmes e Coletivo Cine Cultura, a iniciativa visa democratizar o cinema e valorizar os locais destinados ao cinema independente. De acordo com a produtora Camilla Margarida, o Cinealmofada nasceu em 2012, justamente porque o Cine Cultura estava fechado para reformas.

“O Cinealmofada é isso! É um cinema democrático, é livre pra todo mundo, é na praça, é ao ar livre, um lugar onde as pessoas não se constrangem em ir. Então, a ideia é, de fato, criar esse ambiente acolhedor, aberto para os mais diversos tipos de público, sem restrições sociais, com todos os aspectos de acessibilidade garantidos”, completa a produtora.

Temas e votação

Cinealmofada em Goiânia: projeto transforma Praça Cívica em cinema a céu aberto
Cena de “Playtime – Tempo de Diversão”, filme escolhido para exibição (Foto: Divulgação)

Para a realização do Cinealmofada em Goiânia, a organização já pré-selecionou 12 filmes, que estão sendo divididos em grupos de três, de acordo com o tema escolhido para cada sessão. As temáticas são:

  • Sessão 1 (26 de junho): A chegada do trem à estação: o primeiro cinema e o descortinamento de um mundo novo;
  • Sessão 2 (31 de julho): A cidade é uma só: filmes que proponham reflexões sobre as relações entre as pessoas e os espaços urbanos;
  • Sessão 3 (28 de agosto): De volta para o futuro: filmes que investigam a materialidade da memória por e a partir do cinema;
  • Sessão 4 (25 de setembro): O cinema e o mundo: filmes que construam universos ampliando o horizonte do olhar.

Assim, as listas são disponibilizadas para votação por meio do perfil do projeto no Instagram (@cinealmofada). A enquete para a definição do filme deste domingo, foi disponibilizada no fim de semana passado (23 e 24/7).

Entre as alternativas, estavam o documentário Edifício Master, de Eduardo Coutinho (2002), o documentário Muros e Murmúrios, de Agnès Varda (1981) e a comédia Playtime – Tempo de Diverso, de Jacques Tati (1967) – esta, que foi a vencedora.

Serviço

3º Cinealmofada em Goiânia

Quando: 31/7 (domingo)

Onde: Praça Cívica, em frente ao prédio do Centro Cultural Marietta Telles Machado

Horário: 19h

Entrada franca

Mais informações: @cinealmofada

LEIA TAMBÉM: