PREMIAÇÃO

Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade abre inscrições para edição de 2021

A premiação recebe inscrições de projetos que incentivam a preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro

(Foto: Reprodução/ Redes Sociais Iphan)

A 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade já está com as inscrições abertas, recebendo projetos que atuam na preservação e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro em Goiás e em todo o Brasil. Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prêmio é considerado a maior iniciativa nacional na área do Patrimônio Cultural, oferecendo premiação de R$ 20 mil.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de agosto, recebendo projetos desenvolvidos no âmbito do poder público, cooperativas e associações formalizadas, redes e coletivos não formalizados, pessoas físicas, microempreendedor individual e microempresa, que poderão concorrer ao prêmio. Já as fundações e empresas privadas poderão participar com indicações à menção honrosa, segmento em que não há remuneração em espécie.

Vale mencionar que a edição deste ano homenageia o Patrimônio Cultural do Nordeste, mas propostas de todo o território nacional podem ser inscritas. O prêmio terá ainda, uma categorias que visa priorizar as ações realizadas no contexto de pandemia.

Segundo Raphael Hallack, que é diretor do Departamento de Cooperação e Fomento do Iphan: “o setor cultural foi um dos mais penalizados no contexto da pandemia. Nesse sentido, é importante que o Prêmio Rodrigo reconheça as iniciativas que, mesmo em circunstâncias adversas, se adaptaram e contribuíram para permanência e continuidade de nossas referências culturais, atuando em sua preservação e salvaguarda“, afirma.

Já para Larissa Peixoto, presidente do Iphan: “a 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade está ainda mais abrangente, para que diversos segmentos que compõem o Patrimônio Cultural Brasileiro se sintam incentivados a participar“. Ainda completa que o prêmio é um importante instrumento de reconhecimento cultural, para que projetos de todos os cantos do país possam participar, desde aqueles realizados na capitais até os do interior.

Veja como participar do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

Para participar da premiação, os proponentes devem acessar o formulário disponível no site do Iphan (clique aqui). É preciso criar um login para ter acesso. Inicialmente, as ações serão avaliadas por comissões estaduais, formadas por representantes de diferentes áreas culturais de cada estado. As iniciativas vencedoras de cada estado serão submetidas a uma análise pela Comissão Nacional de Avaliação, que será formada pela presidência do Iphan e ouros 20 jurados que atuam em áreas de preservação à cultura.

A etapa regional terá resultado divulgado em outubro, enquanto as 10 vencedoras em âmbito nacional serão divulgadas em dezembro. Confira abaixo as categorias do concurso:

Categoria 1 – podem ser inscritas ações de excelência na integração entre as dimensões material e imaterial do patrimônio cultural, cujos resultados possam ser analisados relativamente ao ano de 2019 e 2020;

Categoria 2 – podem ser inscritas ações de excelência na preservação e salvaguarda do patrimônio cultural adaptadas ao contexto da pandemia, cujos resultados possam ser analisados relativamente ao ano de 2020.

Patrimônio Cultural do Nordeste

A edição de 2021 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2021 faz uma homenagem ao Patrimônio Cultural do Nordeste – região que conta com diversos bem tombados e reconhecidos pelo Iphan.

Por ali se destacam os centros históricos de Olinda (PE), São Luís (MA) e Salvador (BA), além da Praça de São Francisco, em São Cristóvão (SE). Para mais informações e conferir o edital, clique aqui.

Leia também: