Programa goiano de Residência Literária divulga lista de selecionados
O programa de Residência Literária O Jardim, acaba de divulgar a lista completa com os…
O programa de Residência Literária O Jardim, acaba de divulgar a lista completa com os escritores e publicadores goianos selecionados para as atividades. O projeto, que está sendo realizado pela NegaLilu Editora e pela Casa de Cultura Digital, com apoio da Lei Aldir Blanc, recebeu 76 inscritos no total, que concorreram nas categorias Escrita e Publicação.
Destes, foram contemplados 18 residentes bolsistas – 9 para cada eixo – que poderão ter acesso ao programa a partir do dia 6 de abril (quarta-feira), com aulas online.
De acordo com Larissa Mundim, coordenadora da Residência Literária, foram recebidas diversas propostas de alta qualidade, mas pelo número reduzido de vagas, a curadoria foi responsável por selecionar aqueles que se sobressaíram.
Para se ter ideia, inicialmente o edital previa apenas 7 residentes para cada eixo. No entanto, em comum acordo com os instrutores dos cursos, a editoria ampliou a participação para 9 alunos.
Mundim ressalta que um dos principais critérios de desempate, foi a valorização do projeto coletivo em detrimento do pessoal.
O programa, que é destinado para escritores e publicadores, seguirá até o mês de junho com atividades de imersão em formato remoto. Dessa forma, a ideia é que os contemplados possam se dedicar à realização do trabalho, por meio do apoio financeiro da bolsa. Ao final do projeto, o produto final será a publicação.
Confira abaixo a lista dos contemplados para a Residência Literária O Jardim
Eixo Escrita:
- Cássia Fernandes
- Fernando Cândido
- Gabriela Domiciano
- José Fábio da Silva
- Lavínia Mendes
- Luiz Gustavo Medeiros
- Maria Clara Machado
- Pablo Mathias
- Webert Gomes Silva
Eixo Publicação:
- Álvaro Paiva
- Dom Oitomeia
- Francielle Thaiane
- Igor Augstroze
- Jairo Macedo
- Lepife
- Luiza Brandino
- Tarsilla Couto de Brito
- Thaise Monteiro
Eixo Leitura permite participação do público em geral
Além dos contemplados para a bolsa, o programa de Residência Literária também prevê o Eixo Leitura, que totaliza 100 horas de atividade gratuita, a maior parte é aberta ao público em geral.
“O ponto de encontro entre escritores e publicadores residentes é o Eixo Leitura. A leitura está na base da criação e da produção do livro”, comenta Larissa Mundim.
Assim, a NegaLilu Editora organizou quatro rodas de leitura comentada, conduzidas pela professora Izabel Lemos. Cada encontro oferece 30 vagas, distribuídas por ordem de inscrição, por meio do site da editora (clique aqui).
LEIA TAMBÉM: