Programação do Fica 2022 recebe Vincent Carelli e Ailton Krenak neste sábado (4/6)
Os dois participarão de um debate na Tenda Multiétnica, na Praça do Chafariz, a partir das 10h. A entrada será aberta para o público
Se você está curtindo a programação do Fica 2022, se liga que tem novidade chegando! Com o objetivo de unir o audiovisual com a temática ambiental, neste sábado (4/6) o evento promove a Tenda Multiétnica, que receberá o ambientalista Ailton Krenak e o antropólogo Vincent Carelli.
Os dois participam do “Diálogo Carelli-Krenak: Pontes entre a Tradição e o Futuro”, que será realizado na tenda, montada na Praça do Chafariz, na Cidade de Goiás. A atividade terá início às 10h e será aberta para o público em geral.
Além disso, o encontro será marcado ainda pela presença de povos indígenas de diferentes etnias, que estarão ali para prestigiar o trabalho dos profissionais e ouvir um pouco sobre o trabalho frente às causas ambientais.
Os amantes do audiovisual também terão a oportunidade de ver Carelli falando um pouco mais sobre sua obra. Documentarista, é diretor do filme “Corumbiara”, sobre o massacre de índios isolados em Rondônia.
Pela produção, recebeu em 2009 a “Ordem do Mérito Cultural” do governo brasileiro, e ainda foi vencedor do Festival de Gramado e vários outros festivais mundo afora.
O segundo filme de uma trilogia é “Martírio” (2016), que trata do percurso histórico do genocídio Guarani Kaiowa no Mato Grosso do Sul.
Em 2017, Carelli recebeu o Prêmio Prince Claus nos Países Baixos, por sua militância pelo cinema indígena. Em 2021, o filme “Adeus, Capitão” fecha a sua trilogia.
Com a Tenda Multiétnica, a programação do Fica 2022 ainda pretende realizar rodas de conversas, minicursos, atividades culturais diversas e oficinas para o público. Representantes dos povos Karajá, Xavante, Tapuia, Avá-Canoeiro e Guaranni-Kaiowá estarão presentes, além de quilombolas das comunidades do Cedro, Kalunga, Recanto Dourado e camponeses.
Um pouco mais sobre os convidados
Ailton Krenak é líder indígena, ambientalista, escritor, poeta e filósofo, integrante da etnia Crenaque. É considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, com reconhecimento internacional e diversos trabalhos voltados para a causa.
Foi na década de 1980 que passou a se dedicar inteiramente ao movimento, sendo que em 11985 fundou a ONG Núcleo de Cultura Indígena, com o objetivo de promover a cultura dos povos tradicionais. Krenak receberá uma homenagem especial durante a programação do Fica 2022 na tenda.
Vincent Carelli é antropólogo, indigenista e um documentarista franco-brasileiro. É criador do Vídeo nas Aldeias, um projeto iniciado em 1986 e que forma cineastas indígenas. Por meio da ação, diversos documentários já foram realizados.
Para se ter ideia, seu filme mais conhecido, intitulado “A Arca dos Zo’é”, recebeu diversas premiações, incluindo nos Festivais de Tóquio e do Cinéma du Réel em Paris. Vale super a pena acompanhar!
Serviço
Programação do Fica 2022 realiza Tenda Multiétnica
Quando: 4/6 (sábado)
Onde: tenda montada na Praça do Chafariz – R. da Praça Brasil Caiado, 16 – Goiás, GO, 76600-000
Horário: a partir das 10h
Entrada franca
LEIA TAMBÉM: