ARTE

Projeto audiovisual online promete experiência imersiva para o público

Um projeto imersivo e que promete ser diferente do que vem sendo apresentado por aí.…

Um projeto imersivo e que promete ser diferente do que vem sendo apresentado por aí. Esta é a proposta da exposição performática 48h_48min: Isadora, o Oráculo e as incertezas, que passa a ser exibido neste fim de semana, nos dias 17 e 18 de abril (sábado e domingo), com transmissão pelo YouTube e Instagram.

As apresentações contam com nove artistas criando e interagindo com o público por meio de materiais visuais, como vídeos, músicas, textos, performances e fotografias enviados pelas redes sociais. Um diferencial é que tudo fica à mercê da aleatoriedade de Isadora – que é um programa de manipulação de imagens e sons que atua de maneira incerta.

Fazendo jus ao nome do projeto, serão 48 horas prévias de imersão e performances de 48 minutos cada. A ideia é abrir as possibilidades para realidades e narrativas distintas, afetar e ser afetado dentro da diversidade, ampliando os horizontes de ação e criação.

Os trabalhos pré gravados são automatizados e embaralhados dentro do programa Isadora, que se tornou a artista artificial do projeto. O resultado final será documentado e apresentado no site oficial da exposição (clique aqui).

O público poderá interagir com os artistas a partir da hashtag “48_48”, abrindo uma janela infinita de possibilidades e conexões.

Participam do “48h_48min: Isadora, o Oráculo e as incertezas”, o artista visual Ivan Padovani , o artista multimídia Jp Accacio , a artista visual e performer Leticia Kamada , a cantora, produtora musical e performer Ligia Kamada , o músico, compositor e artista visual Pablo Casella , o músico e produtor musical Pipo Pegoraro , o artista visual, professor e pesquisador Rodrigo Gontijo , a bailarina e musicista Tayna Ibanez e o artista visual e pesquisador Victor Leguy .

Segundo Pablo, que também se apresenta: “o mundo vive hoje uma tempestade sem precedentes. Crise pandêmica, econômica, ambiental, corrosão dos sistemas democráticos e, principalmente, a síndrome da incerteza. Enquanto somos bombardeados por especulações e teorias diversas. Ao mesmo tempo, estamos todos isolados frente às telas de computadores e smartphones. Essa fotografia do mundo atual define os elementos desse projeto”, finaliza ele.

Serviço

48h_48min: Isadora, o Oráculo e as incertezas

Datas: 17, 18, 24 e 25 de abril

Horários: às 16h48 e às 20h48

Onde: pelo YouTube e Instagram.

Leia também: