Projeto em Goiânia disponibiliza livros gratuitamente à população
Os livros estão disponíveis em uma estante localizada na área externa do Centro Cultural Marietta Telles Machado, e podem ser retirados gratuitamente pela população
Com o objetivo de promover acesso à leitura e estimular que a população crie o hábito de visitar as bibliotecas em Goiânia, o projeto “Estante Literária – Pegue e Leve” vem atuando desde dezembro do ano passado e já distribuiu mais de 1,2 mil livros.
Realizada pela Biblioteca Estadual Pio Vargas, a ação está disponível de segunda a sexta, das 8h às 17h, com livros disponíveis em uma estante na área externa do Centro Cultural Marietta Telles Machado, localizado na Praça Cívica.
Inicialmente o projeto foi elaborado para atender uma população em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de democratizar o acesso à leitura. No entanto, embora o foco ainda esteja nas minorias, todos podem aproveitar para ir até o espaço e retirar o livro de seu interesse de forma completamente gratuita.
Projeto visa democratizar acesso à leitura e incentivar visitas nas bibliotecas em Goiânia
Segundo a coordenadora do espaço, Keyla Faria: “o projeto é um espaço democrático e recebe todas e todos que apreciam a leitura e muitas vezes não possuem biblioteca próximo de suas residências, ou não tem condições para comprar livros”, explica.
A ação foi criada para promover visitas no local e também em outras bibliotecas em Goiânia, já que de acordo com dados revelados pela 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2021, apenas 17% da população brasileira costuma frequentar esses ambientes. Na capital goiana a realidade não é diferente.
Ainda segundo Keyla, essa é uma forma de levar a leitura para pessoas que moram nas regiões próximas da Praça Cívica, e que mesmo assim não tiveram a oportunidade de conhecer o espaço.
Ao todo a ação já distribuiu 1278 títulos, que foram levados para moradores do Centro ou que passam o pela praça. Além da distribuição, o projeto “Estante Literária – Pegue e Leve” também recebe doações para se acervo, com o intuito de continuar existindo.
Caso tenha livros disponíveis para doação em casa, basta levá-los até a Biblioteca Pio Vargas, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Serviço
Projeto “Estante Literária – Pegue e Leve”
Onde: Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica
Horário: segunda a sexta, das 8h às 17h
Retirada gratuita de livros
LEIA TAMBÉM: