Projeto incentiva arte de rua e arrecada alimentos para instituição de caridade em Goiânia
Goiânia recebe neste sábado (16) o “The Bronx”, um projeto sem fins lucrativos com o…
Goiânia recebe neste sábado (16) o “The Bronx”, um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de arrecadar alimentos para uma instituição de caridade através da apresentação e exposição de diversas expressões da arte de rua. A proposta busca mostrar não só a arte que vem das periferias, mas uma realidade para qual muitas vezes a sociedade fecha os olhos.
O intuito da arte urbana é sair dos lugares destinados exclusivamente a exposições e apresentações artísticas, como museus e ateliês, e dar visibilidade à expressão artística do cotidiano, espalhada pelas ruas e becos da cidade. Por isso, a iniciativa vai acontecer em um estacionamento no Centro de Goiânia, local em que o artista Cacto, criador do projeto, grafitou uma de suas obras mais famosas e onde nasceu a ideia do projeto.
Cacto é o nome artístico de Victor Guimarães, morador da periferia de Goiânia que viu no graffiti uma forma de expressão e protesto. Ele desenhava desde a infância e, aos 16 anos, com o apoio do Centro de Referência da Juventude (CRJ), pode ter aulas gratuitas de graffiti e descobriu uma paixão e um talento. Hoje, ele trabalha com a arte do graffti e, junto a três colegas grafiteiros, Stil, Denus e Baset teve a ideia de promover a arte urbana e ajudar quem mais precisa por meio de um dia cultural.
“Eu vi no graffiti uma solução para minha vida, estava indo para caminhos errados e essa oportunidade da arte urbana me trouxe de volta. Eu quero poder ajudar outras pessoas a encontrar esse caminho de volta, o ‘The Bronx’ vai fazer isso por mim”, fala Cacto.
O projeto vai transformar o Estacionamento 12 em uma grande galeria de arte, música e várias atividades culturais como batalha de rap, roda de conversa sobre a importância das expressões artísticas para o empoderamento da periferia, produção de graffiti durante toda a tarde e terá também um Flash Day Tattoo, dedicado a tatuar pequenos desenhos desenvolvidos especialmente para o evento com um preço mais baixo que o habitual.
A entrada é um 1 kg de alimento não perecível que será doado para o Abrigo de Idosos São Vicente de Paulo, que atende hoje cerca de 70 idosos e depende exclusivamente de doações.
Serviço:
Projeto “The Bronx”
Data: 16 de fevereiro (sábado)
Horário: das 10h às 18h
Local: Estacionamento 12 (Rua 12, esquina com Rua 16, nº 98, Centro).