LITERATURA

Projeto leva biblioteca itinerante e contação de histórias para feiras em Goiânia

Com o objetivo de tornar a cultura e literatura acessível para as comunidades periféricas da…

Com o objetivo de tornar a cultura e literatura acessível para as comunidades periféricas da capital goiana, desde o dia 23 de agosto, está sendo realizado o projeto “É Dia de Feira” em Goiânia, que passa por diversas feiras da cidade e oferece atrações socioeducativas e inclusivas.

O projeto apresenta uma biblioteca itinerante, com baú de livros, contações e encenações de história e oficinas de música. As próximas datas já estão agendadas para 1 e 4 de setembro (quinta e domingo), a partir das 9h, nas feiras do Setor Centro Oeste e do Jardim Guanabara, respectivamente.

Embora o foco sejam as crianças, Graziene Moreira, produtora cultural do evento, comenta que as atividades estão alcançando públicos de todas as idades, o que é ainda melhor. “É um projeto para as crianças internas de cada um”, filosofa.

Sobre o projeto “É dia de Feira” em Goiânia

Projeto "É Dia de Feira" em Goiânia
Registro do projeto na Feira do Parque Ateneu (Foto: Divulgação – Silvia Patrícia)

Nos dias de feira, o projeto chega com sua kombi, levando sempre seu baú recheado de livros e criando um ambiente aconchegantes para leitura, com direito até a tapetes coloridos.

Assim que as histórias começam a ser contadas, não apenas os visitantes se encantam, mas também os feirantes, que sempre dedicam um pouquinho de seu tempo para prestar atenção na história.

As obras para encenação são escolhidas à dedo pela diretora artística do projeto, a atriz Jaciara Chaves, que sempre opta por resgatar nos pequenos o universo lúdico. Segundo a produtora Graziene, muitas professoras reclamam que as crianças se distanciaram desse mundo imaginativo depois da pandemia, devido à falta de leitura e excesso de aparelhos eletrônicos.

Exatamente por isso, uma das histórias escolhidas para apresentação no projeto é “A Menina da Cabeça Quadrada”, da escritora Emília Nuñez, que conta a história de uma garotinha que, depois de tanto tempo lidando com telas e eletrônicos, acordou com a cabeça quadrada.

“A encenação conta com cantigas de rodas brincadeiras com sabão e muitos efeitos sonoros. É muito divertido”, adianta a produtora.

Vale destacar que o projeto “É Dia de Feira” também se preocupa em ser uma iniciativa inclusiva. Dessa forma, também são disponibilizados livros em braile, além de ter a presença de uma intérprete de Libras durante cada encenação. Vale super a pena conferir o trabalho do grupo!

Serviço

Projeto “É Dia de Feira” em Goiânia

Quando: 1 e 4/9 (quinta e domingo)

Onde:

  • dia 1/9 – Setor Centro Oeste –  Rua P-25 com Rua 510 e Rua 509
  • dia 4/9 – Jardim Guanabara

Horários: sempre a partir das 9h

Acesso gratuito

LEIA TAMBÉM: