CURSOS GRATUITOS

Projeto oferece cursos virtuais gratuitos de crítica de cinema e mais

Os cursos são oferecidos pela Escola Itaú Cultural, nas áreas de políticas culturais, produção de eventos e crítica de cinema

(Foto: Pexels)

Se você está em busca de oportunidades para aprofundar seu conhecimento nas áreas de políticas culturais, produção de eventos e crítica de cinema, temos uma sugestão. Entre os dias 6 e 13 de julho, a Escola Itaú Cultural abre seu processo de inscrições para cursos nas áreas citadas, com aulas completamente gratuitas e com certificação, para pessoas de todos os cantos do Brasil.

Em Políticas Culturais: Contexto histórico e agenda para o século XXI, os alunos terão acesso a quatro aulas na íntegra, voltada para a formação introdutória de produtores, abordando os desafios do atual momento para a produção cultural. Já no curso de Crítica de Cinema, será possível ver conteúdos teóricos e práticos sobre produção autoral não hegemônica ou comercial, sob uma ótica feminina, negra, LGBTQIA+, entre outros – que normalmente, são grupos ainda encontrados às margens do cinema e que lutam por seu reconhecimento.

Em Produção de Eventos, por sua vez, será possível entender um panorama geral, com a compreensão de aspectos contextuais, técnicos e práticos da área de eventos, desenvolvidos especialmente para quem ainda está no início da jornada. Para se inscrever, basta acessar o formulário disponível no site do Itaú Cultural (clique aqui). Para estes dois últimos cursos, haverá seleção de participantes.

Informações sobre os cursos oferecidos pela Escola Itaú Cultural

Políticas Culturais: Contexto histórico e agenda para o século XXI

O curso disponibiliza quatro aulas gravadas, que podem ser acessadas a qualquer momento. Ministradas pela chilena MariaPaulina Soto Labbé, doutora em Estudos Sociais e Políticos Americanos pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Santiago e ex-reitora acadêmica da Universidade das Artes do Equador; a baiana Renata Rocha, professora da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Claudinéli Moreira Ramos, de São Paulo, historiadora, mestre em filosofia da educação e doutoranda em cultura e informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Produção de Eventos

As aulas acontecem de 13 de setembro a 22 de novembro, às segundas-feiras e quartas-feiras, das 19h às 21h. A lista de selecionados será divulgada no dia 30 de agosto, na plataforma da Escola. Poderá ser oferecida interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as aulas ao vivo caso conste na lista de selecionados do curso candidatos que tenham manifestado essa necessidade no formulário de inscrição.

Crítica de Cinema

Diferente dos dois anteriores, voltados para iniciantes, este é indicado para pessoas com alguma formação ou experiência prévia em audiovisual. Especialmente críticos iniciantes, roteiristas, diretores, fotógrafos, produtores, estudantes de cinema, pesquisadores, jornalistas e artistas em geral. O cronograma aborda a história, os principais dilemas e formas de expressão crítica, como textos escritos individuais e coletivos, impressos e virtuais, podcasts e ensaios em vídeo em 14 aulas ao vivo, com coordenação pedagógica de Moira Toledo.

Serviço

Escola Itaú Cultural

Inscrições gratuitas, abertas das 9h do dia 6 de julho até às 18h do dia 13 de julho de 2021.

Crítica de Cinema

Aulas: de 8 de setembro a 15 de dezembro, sempre às quartas-feiras, das 19h às 22h

Vagas: até 45

Políticas Culturais

Aulas assíncronas: disponíveis integralmente na plataforma da Escola, podem ser

acessadas a qualquer momento, em um período de 30 dias após a inscrição. Não tem

limite de vagas.

Produção de eventos

Aulas: 13 de setembro a 22 de novembro, às segundas-feiras e quartas-feiras, das 19h

às 21h.

Vagas: 40

Leia também: