CULTURA

Projeto oferece visitas gratuitas a museus de Goiânia em comemoração ao aniversário da cidade

Projeto visa promover visitas gratuitas aos museus e centros culturais da cidade

Em comemoração ao aniversário de Goiânia, o projeto Sábado Tem Museu terá edições especiais durante todo o mês de outubro. O evento, organizado pela CALÍOPE Projetos e Ações Patrimoniais, promoverá visitas gratuitas aos museus e centros culturais da cidade, com mediação especializada. Iniciado em abril de 2024, o projeto acontece uma vez por mês, mas em outubro contará com quatro eventos, sendo um a cada final de semana.

O primeiro encontro será neste sábado (5), das 10h às 12h, no Museu Pedro Ludovico, antiga residência do fundador de Goiânia, e trará uma abordagem sobre a criação da cidade e a preservação de suas memórias. No Dia das Crianças, 12 de outubro, o Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Goiás será o palco da segunda visita, oferecendo uma viagem pela história das eleições no Brasil.

As inscrições para participar são gratuitas, porém limitadas, e podem ser feitas por meio do aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu!“. Além disso, todas as visitas contarão com intérprete de Libras.

A diretora da CALÍOPE, Bárbara Freire, destaca que o objetivo dessas edições comemorativas é reforçar o papel dos museus na preservação da memória e na democratização do acesso à cultura, com foco em envolver crianças e famílias.

ANOTA AÍ
Projeto Sábado Tem Museu – edições especiais pelo aniversário de Goiânia
Datas
: 05 e 12 de outubro (sábados)
Horário: das 10h às 12h
Locais: Museu Pedro Ludovico, no dia 05 de outubro (Rua Dona Gercina Borges Teixeira, nº 133 – Setor Central, Goiânia) e Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Goiás, no dia 12 de outubro (Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, conhecida como Praça Cívica, nº 300 – Setor Central, Goiânia)
Inscrições: aplicativo “Fala Sério, aqui tem museu!”
Data das inscrições: desde 30 de setembro para o Museu Pedro Ludovico e a partir de 07 de outubro para o Centro de Memória da Justiça Eleitoral
Mais informações: @falaserioapp (Instagram)
As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas