Projeto realiza debates sobre biopirataria, vacina, saúde e mais
Criada para ampliar as discussões e debates sobre as principais questões que tensionam a agenda…
Criada para ampliar as discussões e debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual, a série Ideias, que integra a programação do projeto #EmCasaComSesc, traz nesta semana mesas que irão abordar os tomas de vacina e saúde, biopirataria e teatro para crianças na pandemia.
Com a participação de especialistas nos assuntos, a série acontece em formato completamente gratuito e virtual, sempre às 16h, com transmissão pelo canal do Sesc SP no YouTube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O objetivo é incentivar a reflexão no público participante, a partir do contexto desafiador em que nos encontramos. Confira abaixo mais detalhes sobre os dias e cada mesa participante da programação.
Programação Ideias #EmCasaComSesc
6/7 – terça-feira
Vacina e saúde: conceitos, dados estatísticos e as conexões entre o indivíduo e a sociedade
O debate promovido pelo #EmCasaComSesc reflete sobre a importância da vacina para o controle da pandemia, das pesquisas, do acompanhamento estatístico e principalmente da sinergia entre as necessidades de cada indivíduo e o bem-estar coletivo.
8/7 – quinta-feira
A biodiversidade tem sido objeto de múltiplos interesses econômicos, o que torna estratégico o acesso de seus recursos biológicos terrestres e marítimos. Nas relações jurídicas nacionais e internacionais, o acesso aos recursos biológicos tem sua regulação, que permite a identificação de direitos das coisas, no primeiro caso, e direitos de soberania, no segundo.
Sob a perspectiva do direito internacional, a construção de uma nova ordem a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, fundada na proteção da dignidade humana e na autodeterminação dos povos, corresponde à reafirmação da soberania nacional sobre os recursos biológicos. Como reação, surge a biopirataria.
10/7 – sábado
A partir da crise sanitária deflagrada com a pandemia de covid-19 que exigiu o fechamento de espaços sociais e o distanciamento entre pessoas, as artes tiveram de repensar sua forma de atuação e de acessar seus públicos. Da mesma maneira, nosso modo de fruir e interagir com os espetáculos mudou, sendo mediado por telas ou por distâncias e impossibilidades de toque, que nos impôs outras maneiras de entender e sentir esta troca entre artistas e público.
Neste encontro, atores e diretores compartilham suas experiências sobre como foi repensar a forma de fazer e oferecer suas artes durante a pandemia, sobretudo no que diz respeito às crianças e as mediações e cuidados com o tempo de exposição às telas, bem como sobre a recepção neste momento ímpar de nossa história, em que ainda não podemos estar, como queremos, nesta troca direta entre palco e plateia.
Antes do debate, às 15h, a Catarsis Arte para Infância e Juventude – dirigida por Marcelo Peroni, um dos participantes deste encontro – se apresenta dentro da programação Crianças #EmCasaComSesc com o espetáculo “Scaratuja”. Para este evento, a transmissão também acontece pelo Instagram @sescaovivo
Leia também: