Projeto virtual apresenta espetáculos de teatro nesta quarta e domingo
Para você que não perde a oportunidade de assistir a um bom espetáculo teatral, até…
Para você que não perde a oportunidade de assistir a um bom espetáculo teatral, até o fim da semana será possível acompanhar algumas apresentações na programação do projeto Teatro #EmCasaComSesc. Devido à pandemia, tudo acontece de forma online, com transmissões ao vivo que podem ser acompanhadas de todos os cantos do Brasil. Realizado pelo Sesc São Paulo, o projeto é apresentado sempre nas quartas-feiras e domingos, às 19h, pelo Instagram do Sesc Ao Vivo e no YouTube do Sesc São Paulo.
Nesta quarta (12), diretamente de São Paulo, quem se apresenta é a atriz e autora Sara Antunes, com o monólogo “Dora”, que tem texto e direção da artista. Em formato de um caleidoscópio fragmentado, a atriz conta a história de Maria Auxiliadora Lara Barcelos (1945-1976), a Dora. Utilizando de imagens, trechos de cartas e relatos autobiográficos, o monólogo conta sobre a jovem de 23 anos, quando entrou na luta armada contra a ditadura militar.
Foi presa, torturada e exilada. Para resgatar essa história pouco conhecida e criar a montagem, que cobre o período entre 1965 e 1976, Sara mergulhou na trajetória dessa aguerrida mineira, estudante de medicina e guerrilheira. A apresentação no #EmCasaComSesc conta com a participação de Angela Bicalho, mãe da atriz, que traça um paralelo da vida de Dora com a trajetória familiar de Sara.
Já no domingo (16), quem se apresenta é o ator Edgar Castro, também de São Paulo, com o espetáculo “Dezuó, breviário das águas”, com texto de Rudinei Borges e direção de Patricia Gifford. A história apresentada no #EmCasaComSes é ambientada dentro de uma canoa, onde Dezuó, um velho ribeirinho amazônida, rema em direção ao que restou de seu vilarejo natal.
Todo o povoado está submerso; inundado após a construção de uma usina hidrelétrica, mas ainda é possível avistar o cruzeiro da pequena capela de sua comunidade. Ali, sobre sua antiga morada, ele rememora o trajeto de expulsão de sua gente. Ao deparar-se consigo mesmo, reencontra o menino antigo que conversava com a mãe, insurgente contra o que sucedeu aos seus. As lembranças aparecem, ora como oração em voz alta, ora como narrativa afável, rude e atroz.
Importante lembrar que os artistas que se apresentam nos dois dias de #EmCasaComSesc, também participarão de um bate-papo com o público presente, respondendo perguntas e comentários mandados pelo chat do YouTube, logo após o término de suas apresentações.
Serviço
Projeto Teatro #EmCasaComSesc
Quando: 12 e 16 de maio (quarta e domingo)
Horário:
Onde: Instagram do Sesc Ao Vivo e no YouTube do Sesc São Paulo
Acesso: gratuito
Leia também: