Projeto virtual ‘Cena Agora’ celebra Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador
Para celebrar o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, datado em 8 de julho…
Para celebrar o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, datado em 8 de julho (quinta-feira), o Itaú Cultural estreia sua nova série do projeto “Cena Agora”, com um conteúdo voltado para a relação da ciência com as artes – seja como tema ou processo de criação. Com programação até o dia 18, acontecendo sempre de quinta a domingo, a série tem como provocação a temática Corpxs reagentes, existências em crise, o Cena Agora – Arte & Ciência, que reúne duas mesas e 12 cenas de no máximo 15 minutos, com muita dança, teatro e performances.
Assim, artistas convidados colocam em pauta e no palco, diferentes olhares sobre o diálogo entre os dois segmentos, em uma relação diretamente ligada à nossa realidade. A série será realizada dentro do projeto Palco Virtual, com atividades virtuais e completamente gratuitas, realizadas às 20h de quinta a sábado, e às 19h aos domingos.
Vale mencionar que todas as apresentações serão seguidas por bate-papos com o elenco e mediadores, que acompanharam todo o processo criativo e de produção para as cenas inéditas do “Cena Agora”. Os ingressos devem ser reservados via Sympla (clique aqui).
O projeto tem início nesta quinta-feira (05), trazendo a mesa “Como Pensar Arte e Ciência em um Mundo Complexo?” Reunindo a artista visual Rejane Cantoni, doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Universidade Católica de São Paulo, e a biomédica Helena Nader, que entre outros reconhecimentos e títulos é atualmente vice-presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), o encontro busca provocar um pensamento sobre uma atuação coletiva entre a arte e a ciência. A mediação é de Jader Rosa, gerente do Núcleo do Observatório Itaú Cultural.
E para quem quiser acompanhar a programação de cenas, elas acontecem especialmente de sexta-feira a domingo, apresentando duas criações por noite. No dia 9, que conta com mediação da artista-pesquisadora Walmeri Ribeiro, as convidadas são do universo da dança e levam para o palco o seu olhar para as ciências naturais.
A pernambucana Flávia Pinheiro conduz In Vitro, performance que, em analogia às formações da natureza, aborda o conhecimento que os elementos trazem em si e como são produzidas as verdades criadas para narrar as histórias ensinadas. A paulista Júlia Abs faz em Dez uma celebração à vida no planeta Terra, em uma espécie de partitura coreográfica, como uma mandala a ser ativada.
Serviço
Cena Agora – Arte & Ciência: corpxs reagentes, existências em crise
Semana 1:
De 8 a 10 de julho (quinta-feira a sábado), às 20h
Dia 11 de julho (domingo), sempre às 19h
Ingressos para reserva: Sympla
Leia também: