MÚSICA

RAPadura Xique-Chico se apresenta amanhã (15) no Terça no Teatro

Procurando um programa diferente para aproveitar? Nesta terça-feira (15), o projeto Terça no Teatro recebe…

Procurando um programa diferente para aproveitar? Nesta terça-feira (15), o projeto Terça no Teatro recebe o rapper RAPadura Xique-Chico, conhecido por sua boa mistura entre o rap e ritmos nordestinos. O show será transmitido ao vivo, com acesso livre para todo o Brasil, por meio do canal do Teatro SESI no YouTube, a partir das 20h, com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O público poderá acompanhar a consagrada “Fita embolada do engenho” – que foi o primeiro trabalho do músico, lançado em 2010. Além disso, o repertório também inclui feats que o artista fez ao longo dos anos, em um show nostálgico e emocionalmente. Para RAPadura, o show será uma oportunidade de se reencontrar com os palcos goianos.

Já tive o prazer de tocar algumas outras vezes na terra do pequi (rs). Fiz amizades e tenho uma parte da história registrada por aí, será uma grande honra poder retornar pra aliviar um tiquim dessa saudade, tô ansioso e feliz“, comenta.

Um nome de destaque da música popular brasileira feita nos últimos anos, o artista faz uma mistura inusitada e “emobolada” do rap com repente, maracatu, capoeira, baião, forró e cantigas de roda. Tudo isso, faz com que seja considerado um dos precursores de um movimento em defesa da cultura popular, que nasce do encontro do rap contemporâneo com a música de um Brasil profundo.

Cearense radicado em Brasília, conta que a saudade do Nordeste o inspirou a compor, tendo como base as influências de Luiz Gonzaga, Heleno Ramalho, Banda de Pau e Corda, Lia de Itamaracá, Patativa do Assaré e expoentes do rap, como Thaíde & DJ Hum e GO.

Sobre RAPadura Xique-Chico

RAPadura Xique-Chico se apresenta amanhã (15) no Terça no Teatro
O artista se apresenta a partir das 20h (Foto: Divulgação/ Paola Viana)

Francisco Igor Almeida do Santos, conhecido pelo nome artístico de RAPadura Xique-Chico, lançou seu primeiro álbum em 2010, intitulado “ Fita Embolada do Engenho Rapadura na Boca do Povo”, com um estilo que só ele faz. Em 2014 e 2015, excursionou pela Europa e, em 2016 e 2017, participou como convidado da turnê do grupo O Rappa.

Desde quando se lançou no mundo da música já conquistou diversas premiações no cenário musical brasileiro, sendo indicado ao Grammy Latino em 2020. Recentemente, lançou seu novo disco “Universo Canto Falado”, disponível nas plataformas via streaming.

Resistir pra existir! Essa frase sempre me acompanhou em todas as fases da minha vida. Vivo de música mais de 15 anos num mercado que investe no emburrecimento da população, fazer arte com conteúdo virou sinônimo de luta intensa e revolução. Quando comecei, em 97, o artista tinha esse compromisso com a verdade e o social, muitas coisas mudaram no cenário, mas continuo levando isso como base e estilo de vida“, explica RAPadura Xique-Chico.

Com sua apresentação no Terça no Teatro, o artista afirma que a mensagem que pretende deixar para seu público é “seja você mesmo”, pois essa é a única forma de fazer diferença na história.

Serviço

Terça no Teatro recebe RAPadura Xique-Chico

Quando: 15/6 (terça-feira)

Onde: canal do Teatro SESI no YouTube

Horário: 20h

Acesso: gratuito

Leia também: