Coisa de Goiás

Receita de “Chica Doida” vira patrimônio de Goiás

A receita leva massa de milho de verde, aquela mesma que faz o curau e pamonha.

A receita leva massa de milho de verde, aquela mesma que faz o curau e pamonha.

A Chica Doida, prato típico de Goiás, foi reconhecida como patrimônio cultural e imaterial de Goiás. O projeto de lei foi apresentado pelo deputado estadual, Coronel Adailton (PRTB), alegando que a receita se tornou ícone da gastronomia goiana. A pauta teve aprovação e foi sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (UB). Agora é lei, nº 21.307, de 12 de abril de 2022, que está publicada no Diário Oficial de Goiás, nesta quarta-feira (13).

A receita leva massa de milho de verde, aquela mesma que faz o curau e pamonha. Milho verde que é produzido principalmente por pequenos e médios produtores na região central de Goiás, em municípios como Inhumas, Anápolis e Itaberaí.

Para garantir a produção mesmo durante a estiagem, é usada a irrigação. Em Goiás nesta safra foram plantados cerca de 20 mil hectares, com um rendimento de 200 mil toneladas de milho verde.

“A produção em Goiás está boa. Com as novas tecnologias, novos híbridos da cultura que vem sendo desenvolvidos, temos conseguido melhorar a tolerância do milho às doenças e a produção, que chega até o dobro das outras”, é o que explica José Humberto Martins, engenheiro agrônomo, especialista em milho verde.

Variedades mais produtivas, que abastecem milhares de pamonharias espalhadas pelo estado com muito milho verde, que fazem a chica doida do goiano.

A história da proposta de lei conta, que a receita tradicional de Chica Doida, surgiu há mais de 70 anos em Quirinópolis, região sudoeste de Goiás, na família do Sr. João Rocha e Dona Pentronilha Ferreira. Segundo o texto, teria sido criada de improviso, em uma pamonhada. As palhas haviam acabado e o marido disse a Dona Pentronilha pra temperar a massa e colocar pra assar. Ela fez isso e colocou até sobras de queijo. A turma que comeu aprovou.

E assim surgiu a Chica Doida, que ganhou mil e uma variações pelo Brasil, mas com a lei agora é oficialmente goiana!