reToque: Evento de danças aquáticas em Caldas Novas abre convocatória para inscrições
Quarta edição do evento acontece de 06 a 11 de outubro
Estão abertas as inscrições para bolsistas e para o público em geral que deseja integrar o projeto de formação em dança reToque. Neste ano, o trabalho chega à sua quarta edição com o festival em danças de dançar águas, que acontece de 6 a 11 de outubro no hotel Parque das Primaveras, em Caldas Novas.
As inscrições estão abertas até 30 de julho pelo site www.retoque.art.br
Chamamento de bolsistas e abertura de inscrições
Para este ano, o reToque convida bolsistas a se inscreverem e participarem do evento. Serão destinadas 10 vagas para pessoas interessadas observando o campo de atuação e atendendo a critérios de seleção que promovam a participação de grupos minoritários, com marcadores sociais de raça, gênero e deficiência.
Os selecionados receberão bolsa no valor de R$ 1 mil para a imersão em danças de dançar águas. Para pleitear uma vaga de bolsista, é preciso preencher formulário online com informações pessoais, currículo, carta de intenção e vídeo de apresentação.
O reToque oferece hospedagem, alimentação e acesso à programação completa. Valor de investimento e demais informações estão no site do evento..
A potência da água no reToque
O objetivo do projeto reToque é promover um encontro de dança, uma imersão em práticas corporais e um espaço de formação e pesquisa. Neste ano será criado um ambiente comunitário para as aulas, oficinas, jams, palestras e trocas de saberes, explorando as fronteiras entre dança, terapia e, natureza.
Idealizado pela produtora e artista Lu Celestino, essa é uma edição que trará uma prática pouco trabalhada no Brasil. “Há anos venho estudando danças e terapias aquáticas e todos os benefícios que a água nos proporciona. Acredito que seja a primeira vez que Goiás e até o Brasil recebe um evento desse tipo. Convidamos professoras de diversas localidades do Brasil e do mundo para conduzir um mergulho em conhecimentos sobre corpo, dança e movimento, mas também sobre poéticas e políticas das águas.” comenta.
“Queremos trazer a potencialidade das águas termais num lugar de cura, de terapia, e não só de lazer, como é visto hoje no município de Caldas Novas. Quem participar vai viver uma semana intensa de autoconhecimento, de trocas, educação somática e, claro, de muita dança. Em terra e em água”, diz Lu.
A quarta edição do reToque tem produção de Aaguar.me e Coletivo Centopeia, é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal e operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Todas as ações podem ser conferidas pelo site: www.retoque.art.br