Sem Carnaval em Goiânia, foliões podem curtir blocos on-line
Quem aí já está com saudade dos bloquinhos de rua durante o Carnaval de Goiânia?…
Quem aí já está com saudade dos bloquinhos de rua durante o Carnaval de Goiânia? A festa, que leva alegria para todos os cantos do país, este ano foi cancelada como medida para conter o avanço da Covid-19. Várias prefeituras goianas já anunciaram que não haverá ponto facultativo, inclusive em Goiânia.
Para os foliões, o jeito é deixar a fantasia e o brilho guardados até ser possível ir para as ruas e curtir com segurança. Vários blocos também já se manifestaram sobre a decisão de cancelar o Carnaval de 2021, adotando um posicionamento favorável e declarando que, em solidariedade às pessoas que perderam familiares e amigos, não desfilarão pelas ruas de Goiânia em 2021.
Para a organização do Bloco do SeuVagem (@blocodoseuvagem), que já é tradição na capital, “o cancelamento do carnaval esse ano em Goiânia é algo necessário e inquestionável. Nos encontramos em uma situação sem precedentes e devemos ser o mais prudente possível para que a nossa contribuição seja a melhor“.
Mas não pense que a ausência da folia nas ruas impedirá a alegria da festa. Como medida alternativa, alguns bloquinhos já estão programando um “Carnaval Virtual”, com apresentações que serão transmitidas pelo YouTube. O Bloco do SeuVagem, por exemplo, irá organizar uma programação especial on-line, fazendo com que os foliões de Goiânia e região possam curtir esse evento tão importante na segurança de casa.
Os organizadores do bloco ainda deixam a mensagem: “Temos certeza que logo mais voltaremos às ruas para celebrar a festa mais brasileira de todas, com todos os SeuVagens dessa terra maravilhosa. Com mais amor ainda!”, completa.
Já o Bloco Não é Não, realiza uma parceria com o grupo musical goiano Coró Mulher, e garante uma live com transmissão diretamente do picadeiro do Circo Laheto, no Jardim Goiás. A live acontece no dia 16 de fevereiro, a partir das 20 horas.
Os organizadores do Bloco da Diversidade também afirmam que a festa continua. Neste ano, por conta da pandemia, o bloco também será adaptado para o formato on-line, com a live “CarnaFolia Tá On: Bloco da Diversidade”. A transmissão será feita pelo canal no YouTube, no dia 14 de fevereiro, a partir das 17 horas.
Outros blocos também se posicionaram por meio do Manifesto da Liga dos Blocos de Rua de Goiânia, com um texto informando a decisão coletiva de não desfilar em 2021.
O texto, que foi divulgado nas redes sociais da liga, pede ainda para que “todas as forças e movimentos culturais e cada cidadã e cidadão goianiense” se junte à decisão nesse momento histórico difícil pelo qual estamos passando. Acrescentam ainda: “seguiremos as recomendações das autoridades sanitárias e não promoveremos aglomerações“.
A expectativa dos organizadores é que o ano que vem nos traga esperança. Por enquanto, resta apenas aguardar a vacina. “No momento em que todas e todos estiverem imunizados e pandemia for embora, faremos a maior folia que essa cidade já viu!“, conclui o manifesto.
Confira abaixo os blocos que assinaram o manifesto da Liga:
- Acadêmicos do Mé
- Bebê Elétrico
- Coró Mulher
- Coró de Pau
- Balbúrdia
- Bloco Desencuca
- Bloco do Caçador
- Bloco do Esquenta LGBTI+
- Bloco do Mancha
- Bloco do Pequi
- Bloco do SeuVagem
- Bloco Eu nasci assim mas não sou Gabriela
- Bloco Jazz pra Cachorro
- Bloco Não é Não
- Bloco Não Encha Meu Sax
- Bloco Socialista.
- CarnaFolia LGBTI #BlocoDaDiversidade
- Carrinho de Mão Elétrico,
- Sobe no Meu Trem
- Grito Rock Goiânia
- Queermada Gyn.