ÁUDIO-TEATRO

Série de audiodrama aborda o luto e as tragédias em favelas brasileiras

Nesta quinta-feira (02/09), o Itaú Cultural lança mais um episódio da sua nova série de…

Nesta quinta-feira (02/09), o Itaú Cultural lança mais um episódio da sua nova série de audiodrama, com uma produção inédita recheada com dramaturgia e interpretação de diretores, dramaturgos e artistas convidados.

Com duração de 40 minutos e apresentação da Companhia Brasileira de Teatro, o episódio “Maré” poderá ser conferido no site da instituição, com texto e direção de Marcio Abreu, e elenco vocal com as atrizes Cássia Damasceno e Grace Passô.

A história parte do Complexo da Maré, um dos maiores conjuntos de favelas do município do Rio de Janeiro. Em 2013, o lugar foi palco de uma chacina que chocou não apenas os moradores da região, mas toda a população brasileira.

Ao mesmo tempo, o país passava por uma série de protestos e manifestações, que ficaram conhecidos como Jornadas de Junho.

Episódio “Maré”, da série de audiodrama, relata terrores na chacina da Maré

O elenco, formado por Cássia Damasceno, Fábio Osório Monteiro, Felipe Storino, Giovana Soar, Grace Passô, Key Sawao e Nadja Naira, que dão vida à áudio-peça, se baseia no desenho sonoro assinado pelo músico e compositor Felipe Storino.

O texto, que foi escrito em 2015, é uma reação artística ao real em forma de ficção. Por ali, o ouvinte escuta relatos e histórias sobre o trágico fato que marcou o ano de 2013.

Apesar disso, a companhia alerta para o fato de que chacinas como a da Maré também aconteceram e seguem acontecendo em outras favelas do Rio e de todo o país, desde tempos imemoriais.

Companhia Brasileira de Letras também apresenta “Luto”

Outro episódio da série de audiodrama que entra no ar é “Luto”, também da Companhia Brasileira de Letras. O público poderá acompanhá-lo a partir da próxima quinta-feira (09/09).

Com dramaturgia e direção de Giovana Soar, o a áudio-peça conta a história de três irmãos adultos, que se reencontram na casa em que cresceram juntos, logo após o funeral dos pais.

Eles não conseguem se comunicar de forma tradicional, e descrevem suas ações no espaço físico da casa.

Assim como um orquestra de câmara para três instrumentos, a trama se desenvolve entre momentos de riso e terros.

Serviço

Novos episódios da série de audiodrama do Itaú Cultural

Quando: 02/09 e 09/09

Onde: site Itaú Cultural 

Acesso: gratuito

Leia também: