‘Setembro Amarelo’ é tema de concerto gratuito da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
O concerto acontece nesta terça-feira (27/9), às 20h, no Teatro Escola Basileu França
Nesta terça-feira (27/9), Goiânia recebe um concerto super especial da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, com o tema “Setembro Amarelo”. O objetivo é contribuir com a campanha de prevenção ao suicídio, mostrando que a arte é um dos caminhos para ajudar pessoas a saírem da depressão, segundo conta o maestro Alessandro Borgomanero, convidado do concerto.
O evento será apresentado a partir das 20h, no Teatro Escola Basileu França, com entrada franca. Não é necessário retirar ingresso, basta chegar e participar. No entanto, a organização recomenda que o público chegue o quanto antes, já que a entrada será por ordem de chegada, de acordo com a capacidade máxima do teatro.
Programação
Com o objetivo de fazer com que o público reflita sobre o valor e a importância da vida, a orquestra inicia o concerto com obras de Mozart, Beethoven e Schubert – que remetem a sentimentos e valores como paz, fraternidade e respeito às diferentes culturas.
Na primeira parte, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás apresenta três obras para violino e orquestra, que são pouco executadas no Brasil.
Já na segunda parte, o público poderá contar com mais duas obras: “Abertura Coriolano”, de Beethoven, inspirada na tragédia homônima do poeta e dramaturgo vienense Heinrich J. von Collin, e “Sinfonia nº 40”, de Mozart .
“Nós vamos ter esses três compositores – que são chamados a primeira escola de Viena. Eles compuseram as obras mais incríveis tanto para violino, quanto para orquestra. O público vai poder ver o que há de melhor na música de concerto”, explica Borgomanero.
Sobre o concerto da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
Infelizmente, o suicídio ainda é uma realidade presente em todos os cantos do mundo, que resulta em diversos prejuízos à sociedade.
Dados de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que cerca de 700 mil casos são registrados anualmente pelo mundo, enquanto no Brasil, o número fica em média de 14 mil – sem contar os episódios subnotificados.
De acordo com o maestro Borgomanero, a arte pode contribuir para trazer um pouco mais de alegria ao público, funcionando como escape e até mesmo ajuda no tratamento de quadros de ansiedade e depressão.
“Essa questão precisa ser tratada em vários campos, no campo da medicina, no campo da arte e no campo espiritual. Unindo todas essas áreas você consegue, justamente, ajudar uma pessoa que se encontra em estado avançado de depressão”, comenta.
Dessa forma, o concerto visa levar um pouco dessa alegria, principalmente após o período de pandemia, onde as pessoas tiveram que se isolar de tudo e todos – finaliza o maestro convidado.
Serviço
Concerto “Setembro Amarelo” – Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
Quando: 27/9 (terça-feira)
Onde: Teatro Escola Basileu França (Av. Universitária, 1750, Setor Universitário – Goiânia-GO)
Horário: 20h
Entrada franca
LEIA TAMBÉM: