Teatro de bonecos mamulengos será apresentado em formato online neste sábado (7/5)
O espetáculo acontece a partir das 15h, seguido de uma oficina sobre as brincadeiras e o teatro mamulengo
Que tal um programa diferente para curtir no conforto de casa? Neste sábado (7/5), será apresentado o projeto “Viva o Mamulengo”, com a peça “Benedito, Abençoado e Benzido” – um teatro de bonecos que promete garantir a diversão de todas as idades. A apresentação online de teatro será transmitida a partir das 15h, pelo canal da Mamulengo Fuzuê no YouTube.
A peça conta a história de Benedito e Rosinha, que junto ao boizinho Fuzarca, enfrentam os mandos e desmandos do terrível coronel João Redondo.
Ao longo da apresentação, o público poderá acompanhar diversas cantigas populares que embalam as trilhas, além de outros personagens que garantem ainda mais graça à história, a exemplo do palhaço da Vitória, cabo Zé Tenta, vovô Benza e a cobra Anaconda. A direção é do bonequeiro Thiago Francisco.
Segundo ele, a espetáculo funciona como uma brincadeira de mamulengo – termo utilizado para o tipo de fantoche típico do nordeste, adaptado às mais diversas tradições. Embora a origem de seu nome ainda gere controvérsias, acredita-se que venha da expressão “mão molenga”, ou mão mole, que é ideal para dar movimentos mais vivos aos fantoches.
Thiago conta que dessa forma, o objetivo é levar ao público um pouquinho sobre a cultura popular do teatro de bonecos, por meio de personagens tradicionais que já fazem parte do imaginário coletivo:
“A história aborda questões como coronelismo, a luta por trabalho, por terra e por relações de trabalho mais dignas”, explica o diretor, que conta ainda que os temas serão abordados de forma leve e divertida, para que todos possam curtir ao máximo.
Ao fim do espetáculo, o público ainda poderá participar da oficina “O Brinquedo e a Brincadeira no Teatro de Mamulengo”. Vale a pena conferir!
Sinopse do teatro de bonecos
O espetáculo “Benedito, Abençoado e Bendizido” é resultado de 15 anos de pesquisas e vivências com mestres e mestras da cultura popular de diversas regiões do país.
A direção é de Thiago Francisco e tem como base para o roteiro cenas, passagens, esquetes e personagens tradicionais do Teatro Popular de Bonecos, que sobrevivem no imaginário popular graças à oralidade.
A brincadeira conta a história de Benedito e Rosinha, que junto com o boizinho Fuzarca enfrentam os desmandos do terrível coronel João Redondo. Conduzidos por cantigas populares a trama se desenvolve e entram em cena o palhaço da Vitória, cabo Zé Tenta, vovô Benza e a cobra Anaconda.
Serviço
Teatro de bonecos – “Benedito, Abençoado e Benzido”
Quando: 7/5 (sábado)
Onde: canal da Mamulengo Fuzuê no YouTube
Horário: 15h
Acesso gratuito
LEIA TAMBÉM: