Dia Nacional do Turismo: 10 destinos turísticos que valem a pena conhecer em Goiás
Cenários ideais para quem quer fazer uma pausa da correria da capital
Goiás é um estado repleto de encantos e paisagens deslumbrantes, que atraem turistas de todos os cantos. Seja para quem busca aventura em trilhas e cachoeiras, ou para aqueles que desejam se maravilhar com a riqueza histórica das cidades coloniais, Goiás oferece uma diversidade de opções para todos os gostos.
Além dos destinos turísticos mais conhecidos, como Pirenópolis e Caldas Novas, há também lugares menos explorados que reservam surpresas incríveis. Pequenas vilas escondidas no meio do cerrado, comunidades quilombolas que preservam suas tradições ancestrais e recantos naturais são apenas alguns exemplos do que Goiás tem a oferecer.
Em alusão ao Dia Nacional do Turismo, o Mais Goiás preparou uma lista com 10 cidades no estado que são verdadeiros tesouros. Confira.
Pirenópolis
Pirenópolis, situada a aproximadamente 120 km de Goiânia e a 150 km de Brasília, é famosa por suas cachoeiras, trilhas, vistas deslumbrantes e rica cultura tradicional. O destino é um dos mais procurados por turistas que exploram as maravilhas de Goiás.
O turismo é a principal atividade econômica da região, impulsionando a economia local. Além das belezas naturais, Pirenópolis desenvolveu uma infraestrutura completa para receber seus visitantes, com uma variedade de pousadas e restaurantes que atendem a diferentes gostos e estilos.
Rio Quente
Rio Quente já foi distrito de Caldas Novas e por isso também tem grande destaque no turismo de águas termais, abrigando o famoso Rio Quente Resorts. Considerado um dos maiores complexos de águas termais do Brasil, a propriedade também conta com o Hot Park, ponto turístico de grande destaque no país.
Outro de seus grandes destaques, a Praia do Cerrado é a maior praia artificial com águas naturalmente quentes do mundo e uma das principais atrações do resort.
Caldas Novas
Caldas Novas é amplamente reconhecida por suas águas termais, que formam o maior manancial hidrotermal do mundo, atraindo anualmente mais de quatro milhões de turistas, tanto do Brasil quanto do exterior. Classificada como a quarta cidade turística mais visitada do país, Caldas Novas também é destacada por possuir o maior polo hoteleiro de Goiás.
Além das águas termais, a cidade abriga o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, que oferece trilhas e cachoeiras, promovendo o ecoturismo e o turismo de aventura. Ainda, Caldas Novas é palco de eventos de grande porte a nível nacional, como o Caldas Country, um dos principais festivais de música sertaneja do Brasil.
Cidade de Goiás
A cidade de Goiás, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 2001, é famosa por sua arquitetura barroca, tradições culturais e beleza natural. Com uma população de cerca de 24.071 habitantes e uma área territorial de 3.108,423 km², a cidade abriga eventos culturais como o Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) e a Procissão do Fogaréu. Possui diversos museus, monumentos históricos e uma culinária local sem igual. A melhor época para visitar é entre maio e setembro. A cidade oferece cachoeiras, trilhas e é um destino ideal para explorar história, cultura e natureza.
Aruanã
Aruanã, localizada na região do Vale do Araguaia, é reconhecida por suas paisagens naturais deslumbrantes e rica cultura local, a cidade atrai visitantes em busca de lazer e entretenimento.
Se destaca pelo turismo de pesca, Aruanã é palco do encontro dos rios Vermelho e Araguaia, oferecendo uma variedade de peixes, como tucunaré e pintado, sendo um importante destino para a pesca esportiva. O turismo náutico também é popular, com atividades como passeios de barco e jet ski. Rios, praias e uma atmosfera tranquila atraem turistas, enquanto a presença da aldeia indígena Karajá adiciona um elemento étnico ao roteiro turístico.
Formosa
Formosa, localizada a 80 quilômetros de Brasília e a 282 quilômetros de Goiânia, teve sua origem no século XVIII, quando Goiás fazia parte da capitania de São Paulo.
A cidade é conhecida por suas numerosas cachoeiras, com destaque para a Cachoeira do Itiquira, com impressionantes 168 metros de altura de queda livre. Outros pontos famosos incluem a Lagoa Feia, com seis quilômetros de comprimento, e o Lajedo, que forma grandes piscinas naturais. A região também abriga a Gruta das Andorinhas, o Buraco das Araras e o Rio Bandeirinha, que forma diversas cachoeiras. O EcoBocaina oferece a Cachoeira dos Reis Magos, a Cachoeira da Palmeira e mirantes com vista para o Vale do Paranã. Com 42 sítios arqueológicos catalogados pelo IPHAN, a cidade se destaca pelo Sitio Arqueológico do Bisnau e pela Toca da Onça, ambos em propriedades privadas.
A cidade é reconhecida pelos praticantes de voo a vela como um dos melhores locais do Brasil para a prática do esporte. Voos cross country são possíveis durante a maior parte do ano, com a temporada de voos de longa distância geralmente ocorrendo de agosto a outubro, com distâncias superiores a 500.000 km.
Caiapônia
Caiapônia, situada a 318 km de Goiânia, é reconhecida por suas belezas naturais, como o Morro do Gigante Adormecido e suas diversas cachoeiras.
Entre as cachoeiras mais conhecidas estão a Cachoeira de São Domingos, Cachoeira da Jalapa, Cachoeira da Samambaia, Cachoeira do Sereno, Cachoeira da Abóbora, Cachoeira do Rio Verdão, Cachoeira do Rio Bonito, Cachoeira da Santa Márcia e Cachoeira do Pântano, entre outras. Além das cachoeiras, a região possui morros, como o Morro do Gigante e o Morro do Peão, e várias serras. Na área urbana, o Lago dos Buritis é uma das principais atrações, onde são realizadas diversas festas da cidade, como o Carnaval do Zé Pereira e a Festa de Maio (Barraquinhas).
Alto Paraíso de Goiás
Localizada a poucos quilômetros do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso se destaca por suas atrações naturais, como o Parque Nacional e diversas cachoeiras, como São Bento, do Cristal, Almécegas I e II, Loquinhas, São Vicente, do Segredo, Raizama, do Macaquinho, Carioquinhas, Anjos e Arcanjos, e da Muralha, há também opções urbanas, como a Avenida Ary Valadão Filho, Praça do Skate, Praça do Bambu, Praça da Rodoviária e a Pista do Aeroporto de Alto Paraíso. O povoado quilombola do Moinho, passeios de balão oferecidos por empresas privadas, festivais gastronômicos, atrações culturais e musicais complementam a oferta de entretenimento na cidade.
A cidade é conhecida ainda pelo turismo esotérico, atraindo visitantes interessados em estudos holísticos e observação de OVNIs.
Cavalcante
Cavalcante, situado a 500 km de Goiânia, abriga parte da comunidade Kalunga, dentro do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, incluindo Vão de Almas, Povoado Engenho (Engenho II, etc.), Tinguizal, Fazenda Ema e Vão do Moleque. Suas principais atrações turísticas incluem diversas cachoeiras, como as do Rio Prata, de Santa Bárbara, da Capivara, além das várias cachoeiras da fazenda Veredas e da Ponte de Pedra. Apesar de não possuir acesso em seu território, Cavalcante abriga cerca de 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
A cidade também se destaca pela presença de comunidades quilombolas, que preservam a cultura afro-brasileira e recebem visitantes interessados em conhecer suas tradições, como culinária, música e dança.
Para os entusiastas do ecoturismo, a região oferece diversas trilhas ecológicas, que permitem explorar a rica biodiversidade do Cerrado e desfrutar de paisagens deslumbrantes.
Vale ressaltar que, como em qualquer área de preservação ambiental, é fundamental seguir as normas de visitação, preservar a natureza e seguir as orientações dos guias locais para garantir a preservação do ecossistema.
Corumbá
Corumbá de Goiás, localizada a 110 km de Goiânia, faz parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. Seus principais atrativos incluem o Rio Corumbá, uma das importantes vias fluviais do estado; o Salto Corumbá, que abriga a maior cachoeira da região, dentro do complexo turístico Salto Corumbá Camping Clube Hotel; o Mirante do Salto Corumbá, integrante do Caminho de Cora Coralina; o Mirante do Cristo; e o Conjunto Histórico da cidade, com suas construções preservadas pelo tombamento do IPHAN, incluindo o Cine Teatro Esmeralda, a Igreja de Nossa Senhora da Penha de França, a Praça da Matriz e o Memorial dos Imortais, entre outros.