Velma do Scooby-Doo gay sempre foi segredo de liquidificador
Velma finalmente sai do armário para o grande público no novo filme do Scooby-Doo, coisa que todo fã já sabia
Velma do Scooby-Doo é lésbica e se apaixona por uma garota no filme da série que foi lançado hoje pela Amazon nos EUA. Velma é gay? Oh, não diga: descobriram a América! Qual será a próxima revelação impactante? Que o Salsicha é maconheiro? Gente, me poupe, né?
Todos fãs de Scooby-Doo sabem disso há tempos. Velma gostando de garotas é um baita segredo de liquidificador.
E aqui cabe um parêntesis para explicar essa expressão. Vinda da música Codinome Beija-Flor do Cazuza, o significado de segredo de liquidificador nunca foi exatamente explicitado em seu sentido pelo compositor. Dizem que seria algo libidinoso, tendo a ver com movimentos circulares que uma língua pode executar enquanto desbrava um ouvido alheio simulando a dinâmica da hélice do liquidificador. Pode ser. Eu sempre interpretei de outro jeito. Segredo de liquidificador, na minha leitura, é aquele segredo que é impossível esconder. Tem como disfarçar quando se liga um liquidificador? Não. Logo, não há segredo com liquidificador. É assim que entendo. Velma lésbica seria um segredo de liquidificador. Fecha parêntesis.
Sou fã de Scooby-Doo e sua turma desde que me entendo por gente. Assisti todas as fases. A primeirona no início dos anos 1980, com o sobrinho Scooby-Loo, quando os personagens são crianças, com a modernização da animação, nas interpretações em live-action, nos crossovers mais improváveis… Levo Scooby-Doo tão a sério que tenho toda a turma tatuada no meu braço esquerdo, com um monstro correndo atrás deles.
É claro que essa saída do armário de Velma só serve como baita chamariz de mídia para o lançamento da obra. Clickbait na veia. É o jogo de hoje das redes sociais.
E também não posso negar a importância simbólica de termos um personagem que habita a memória afetiva de milhões de adultos e diverte outros milhões de crianças hoje ser assumidamente do grupo LGBTQIA+. Isso tem seu valor.
Melhor assim com mais segredos de liquidificador de um mundo mais inclusivo como o da Velma reconhecidos. Que outros desenhos animados dos nossos corações peguem o mesmo caminho.
@pablokossa/Mais Goiás | Fotos: Warner Bros