Além do estágio: Conheça serviços do IEL Goiás voltados para empresas
Gestão da inovação é destaque entre os programas e serviços
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) é conhecido por conectar talentos a empresas por meio de programas de estágio e aprendizagem, reconhecidos em todo o país. Mas o que muita gente não sabe é que o IEL também oferece uma variedade de programas e serviços voltados para o desenvolvimento das empresas e de seus profissionais.
Neste ano, o instituto se reposicionou no mercado, destacando produtos e serviços que atendem diretamente às necessidades das empresas. “Esse reposicionamento do IEL tem um objetivo muito claro. Nós queremos aumentar o número de empresas goianas que competem de maneira equilibrada ou até mesmo que sejam mais competitivas com as demais empresas no cenário brasileiro”, afirma Joel Matos, Gerente de Inovação e Soluções Digitais do IEL Goiás.
Objetivo da instituição é ajudar as empresas goianas a se tornarem mais competitivas e a se adaptarem às constantes mudanças do mercado. Para isso, o instituto oferece serviços como consultoria em gestão, programas focados na retenção de talentos e gestão de projetos de inovação, além de otimizar outros serviços já disponíveis.
Gestão empresarial ainda é desafio
No Brasil, cerca de 40% das empresas fecham as portas antes de completarem cinco anos, segundo dados do Sebrae. Problemas como gestão financeira inadequada, falta de planejamento e concorrência intensa são alguns dos principais fatores que levam a essa realidade.
Conforme o Mapa de Empresas do Governo Federal, em 2023, mais de 2,1 milhões de empresas encerraram suas atividades em todo o país, um aumento de 25,7% em relação ao ano anterior. Só até junho deste ano, foram registrados 854.150 fechamentos de empresas. Esses números destacam a importância de uma gestão eficiente e de um bom planejamento para a sobrevivência no mercado.
Desconhecimento em gestão é a principal causa do fechamento de empresas
Em Goiás, a realidade não é muito diferente. “Um levantamento realizado pelo Sebrae Goiás, realizado a partir de dados da Receita Federal, mostram que 43% dos pequenos negócios não chegam a 5 anos de existência. E esse número é ainda mais expressivo quando consideramos os Microempreendedores Individuais (MEI) que chegam a 55% de mortalidade nesse período”, revela Francisco Lima, gerente da unidade de gestão estratégica do Sebrae Goiás.
Os dados revelam os desafios que novos empresários enfrentam para manter seus negócios abertos. Outro estudo do Sebrae Goiás destaca vários fatores que influenciam na abertura, consolidação e expansão de empresas. A pesquisa mostra pontos que influenciam no tempo de vida de empresas.
Um dos fatores está muito relacionado ao custo da burocracia para abrir uma empresa no país. “Perde-se muito tempo não só com a apuração dos impostos, mas também com as apurações principais, com todas as informações que o empreendedor precisa prestar para manter o negócio aberto. E dependendo da atividade precisa de licença para funcionamento, licenças ambientais. Então, esse custo acaba atrapalhando a atividade empreendedora”, afirma o gerente.
Há ainda outros fatores que influenciam e podem levar a mortalidade das empresas. “Dificuldade de acesso ao crédito. Então não só ter o recurso disponível para acesso ao crédito, mas a taxa de juros muito alta para esse financiamento da produção. A dificuldade de contratação de mão de obra. A dificuldade de acessar novos mercados, de obter clientes, de acompanhar a mudança de comportamento dos clientes e a digitalização dos negócios. Todos esses são fatores que influenciam muito na sobrevivência dos negócios”, relata.
Além dos casos citados que prejudicam a manutenção dos empreendimentos, Francisco Lima destaca que a falta de conhecimento em gestão é a principal dificuldade que impede empresários de continuar com os negócios.
“Dificuldade de conhecer gestão, de saber sobre a gestão do seu negócio, isso influência muito na taxa de mortalidade. A maior parte dos empreendedores que enceram suas atividades em menos de 5 anos demonstram alto grau de desconhecimento de processos básicos de gestão e isso acaba influenciando muito nessa taxa de mortalidade”, conclui Francisco Lima.
Empresa participa de consultoria, evita falência e expande negócio
O risco de falência pode afetar até os empresários mais experientes. Nelson Siqueira, um engenheiro ambiental de 40 anos com vasta experiência no setor de reciclagem, enfrentou de perto essa realidade ao ver seu negócio quase ir à falência.
Segundo o empresário, desde o início da empresa eles apostam em inovação para desenvolver serviços na área de reciclagem de resíduos. “O DNA da empresa sempre foi de inovação. Então, fomos à primeira usina de grande porte do Centro-Oeste. Em dois anos de empresa fomos premiados em nível nacional pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) com um projeto inovador com retorno de resíduos como agregado numa mesma empresa. Então desde a nossa criação focamos em inovação”, afirma.
No final do ano de 2019, Nelson e os sócios procuraram o IEL para realizar um planejamento estratégico com foco em inovação. “Traçamos todo um planejamento estratégico em 2019 e tínhamos o ano de 2020 o nosso melhor ano. Então a gente fez projeto para inovar, fizemos investimentos para nova linha de reciclagem de resíduos de construção civil e estava indo muito bem até que chegou a pandemia”, desabafa.
O empresário lembra que em maio de 2020 o faturamento da recicladora caiu mais de 90% no período. “Quando chegou ao final do mês de maio comentei com meus sócios, tínhamos que fechar a empresa antes que os passivos ficassem maiores que os ativos que a gente tinha. Lembro que, se a gente faturasse em 4, 5 meses o que faturamos em maio, a empresa se tornaria inviável”, disse Siqueira.
Nesse contexto, os sócios decidiram que era hora de realizar um reposicionamento. A partir de então, entrou em ação a consultoria do IEL para refazer todo o planejamento e alinhar com o momento de crise. “E ponto a ponto, meta a meta nós fomos atingindo o que estava planejado no plano de crise. E finalizamos o ano de 2020 com todos os recordes de produção da nossa história até então”, disse o empresário.
Os donos da recicladora chegaram até a consultoria da instituição por meio de pesquisas pela internet. “Nós conhecemos a consultoria por meio de buscas. Estávamos buscando empresas e institutos que pudesse nos auxiliar nesse sentido. E foi mediante busca mesmo no mercado e sites, foi assim que conhecemos o IEL. Aliás, já conhecíamos o IEL, mas com o foco em estagiários e não sabíamos que o instituto fazia esse tipo de serviço”, conta o empresário.
Com o serviço de consultoria do IEL a empresa obteve resultados bem expressivos. “Tivemos aumento de produção, um aumento muito grande da receita. E consequentemente a empresa conseguiu mais caixa para fazer novos investimentos e logo depois de 2020 aumentamos nossa frota de veículos. Logo depois começamos uma nova operação no município de Catalão, depois adquirimos uma empresa de combustíveis derivados de resíduos, e não paramos. Até então estamos crescendo a cada ano”, relata.
Fundada há 14 anos, a RNV Resíduos se consolidou como a maior recicladora de resíduos de construção e demolição do Centro-Oeste. Com atuação em quatro municípios goianos e uma equipe de 100 colaboradores, a empresa começou sua jornada focando na reciclagem de resíduos da construção civil. Hoje, ampliou suas operações para incluir a reciclagem de madeira, o tratamento de resíduos perigosos e a gestão completa de resíduos em unidades fabris, grandes obras, mineradoras e shopping centers.
Agora, a empresa está determinada a crescer ainda mais, diversificando suas atividades e inovando na área de tratamento de resíduos e na produção de energia a partir desses materiais.
Caso da RNV é considerado de sucesso
“Temos casos de sucesso como o caso da RNV que veio de uma jornada acompanhada pelo IEL e conseguiu aumentar seu faturamento e seu mix de produto de maneira significativa. Quando o IEL começou a acompanhar ela, o faturamento estava reduzido a R$ 34 mil e agora bateram recorde de R$ 2 milhões, isso mensal”, afirma Joel Matos, Gerente de Inovação e Soluções Digitais do IEL Goiás..
A consultoria em Gestão Estratégica da Inovação, da qual a recicladora RNV participou, pretende ajudar as empresas a adotar uma abordagem estratégica para impulsionar a inovação. Para Joel Matos, isso envolve criar processos e projetos inovadores que não só melhoram a eficiência, mas também abre portas para oportunidades de financiamento, tanto nacionais quanto internacionais.
Além do caso de sucesso com a RNV Resíduos, o IEL está ajudando outras empresas. “Nós temos outras empresas que tem passado por esse trabalho e nós acreditamos que assim como eles o IEL está conseguindo levar empresas a competir de igual, ou melhor com outras no cenário nacional”, conta o gerente.
Como acessar os serviços de Gestão da Inovação e Consultoria do IEL Goiás
O programa de gestão da inovação e consultoria do IEL Goiás foi criado para ajudar as empresas a desenvolver processos inovadores e aumentar sua competitividade. “A gestão da inovação é essencial para acompanhar as mudanças, permitindo que as empresas se adaptem e se mantenham competitivas em um ambiente dinâmico e em constante evolução”, afirma Joel Matos, Gerente de Inovação e Soluções Digitais do IEL Goiás.
O programa começa com uma análise detalhada da empresa para identificar oportunidades de inovação. Com base nesse diagnóstico, são elaborados projetos personalizados que atendem às necessidades específicas de cada negócio. Em seguida, a equipe do instituto oferece suporte técnico e consultoria durante a implementação das soluções, além de treinamentos e workshops para aprimorar as habilidades da equipe. O progresso dos projetos é monitorado e avaliado para garantir resultados eficazes.
Para participar, os gestores das empresas devem entrar em contato com o IEL Goiás pelo site oficial ou telefone para manifestar interesse. Após isso, um representante do instituto agenda uma reunião para apresentar o programa e esclarecer dúvidas. Em seguida, é necessário preencher alguns formulários para formalizar a adesão. Depois da análise e planejamento, as etapas do programa serão implementadas conforme o cronograma estabelecido.
O desenvolvimento do programa conta com parcerias como o Sebrae, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e o Ministério de Ciência e Inovação, além de grandes empresas de tecnologia que colaboram na criação de soluções digitais.
“O objetivo é unir o propósito de cada uma dessas instituições e desenhar soluções conforme as necessidade das organizações goianas, das empresas goianas que envolve indústria mas também de outros setores”, explica Joel Matos.
O perfil das empresas que participam com programas de inovação e consultoria de gestão no geral são de médio porte. “Tem programas voltados específicos para empresas de pequeno porte como o Inove+ digital em parceria com o Sebrae, mas nos temos principalmente a consultoria em gestão da inovação para transformação digital como uma consultoria que atende grandes e médias empresas, inclusive com grandes resultados e até premiados”, afirma Matos.
Serviços marcam atuação junto às empresas
Em 54 anos de mercado, o IEL Goiás já capacitou mais de 26 mil profissionais, mais de 17 mil empresas atendidas, 135 mil horas de consultoria e 26 mil horas de capacitação. Em 2024, o instituto iniciou um novo posicionamento estratégico voltado para empresas e assumindo o papel de Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).
Como ICT, o IEL atua como um elo entre instituições de ensino e pesquisa e o setor empresarial, ajudando a resolver problemas complexos com soluções inovadoras. Com foco em gestão estratégica da inovação e soluções digitais, o IEL se dedica a auxiliar as organizações a encontrar as melhores estratégias e aprimorar seus processos operacionais.
Parceria com o Sebrae impulsiona a transformação digital das empresas
Além dos programas já mencionados, o IEL desenvolve o Inove+Digital, lançado em 2021 para apoiar micro e pequenas empresas, além de empreendedores individuais, na transformação digital de seus negócios. Em parceria com o Sebrae, o programa visa capacitar empresários e suas equipes para enfrentar os desafios da era digital, tornando as empresas goianas mais competitivas em seus setores.
Até agora, mais de 300 empresas de 27 municípios goianos participaram das consultorias e capacitações oferecidas pelas duas instituições e experimentaram melhorias significativas em seus resultados. Em apenas oito meses, algumas empresas participantes conseguiram triplicar seus lucros.
As empresas interessadas em se juntar ao programa podem entrar em contato com o IEL ou o Sebrae. Para participar, é necessário ser uma micro, pequena empresa ou MEI e estar localizado no Estado de Goiás.
Desde o lançamento do Inove+Digital, mais de 220 micro e pequenas empresas de 27 municípios goianos já se beneficiaram, colhendo resultados impressionantes.
Instituto continua conectando estudantes e empresas por meio de vagas de estágio
Conforme Joel Matos, a relação entre as áreas de atuação do IEL em estágios e empresas é sinérgica e potencializadora para ambos. Nesse sentido, o instituto continua atuando como um mediador entre empresas e jovens profissionais, oferecendo às empresas acesso a talentos, e aos estudantes uma oportunidade para aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Para Matos, empresas que investem em boa gestão e inovação conseguem extrair melhor o potencial de seus estagiários, estruturando programas que alavanquem um aprendizado contínuo desses jovens e que, ao mesmo tempo, gerem valor à empresa.
“Com essa combinação, a produtividade da empresa cresce, permitindo que ela se torne mais competitiva no mercado, alcance um maior faturamento e consiga expandir suas operações. Isso gera um ciclo positivo, onde a empresa pode contratar mais colaboradores e abrir mais vagas de estágio”, afirma o gerente.
Outros serviços disponíveis para empresas
Para aumentar a competitividade e a inovação tecnológica das empresas, elevando a produtividade e a qualidade, o IEL disponibiliza os seguintes programas e serviços com foco em inovação e soluções digitais:
- Consultoria em Gestão Estratégica da Inovação: O objetivo do serviço é auxiliar as empresas na implementação de uma gestão estratégica que estimula a inovação. Isso inclui o desenvolvimento de processos e projetos inovadores, além de facilitar o acesso a fontes de financiamento nacionais e internacionais.
- Desenvolvimento de Produtos e Serviços Inovadores: As empresas estão sempre em busca de novas ideias para expandir seu portfólio e oferecer mais valor aos seus clientes. O IEL ICT visa colaborar com as empresas por meio das competências e infraestrutura do instituto e junto a parceiros estratégicos, para transformar essas ideias em realidade.
- Gestão do Conhecimento e Propriedade Intelectual: Serviço disponibiliza ferramentas e processos para organizar, registrar e preservar ideias e soluções desenvolvidas internamente, garantindo que o patrimônio intelectual da empresa permaneça seguro.
- Inova Talentos: Programa de gestão de bolsas que conecta empresas a pesquisadores, promovendo o desenvolvimento de projetos inovadores.
- Automação de Processos (RPA) e Inteligência Artificial: Transformação de processos com robotização e inteligência artificial, aumentando a eficiência, reduzindo custos e minimizando erros. O foco do serviço é conseguir uma organização mais produtiva e competitiva.
- Inovação para Transformação Digital (INOVE+Digital): Consultoria especializada para micro e pequenas empresas que desejam se transformar digitalmente. Em parceria com o SEBRAE, o programa pretende é melhorar a competitividade e abrir novas oportunidades no mercado.