Veja como programa de inovação tem gerado oportunidades profissionais em Goiás

Desenvolvido pelo IEL Goiás programa qualifica profissionais e buscar acelerar resultados de empresas

Veterinária Maria Vitória Campos e agrônoma Ana Caroline Dias representam o Centro-Oeste em premiação nacional (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) é referência em programas de pesquisa e inovação, atuando para ajudar empresas a desenvolver talentos entre estudantes. Um dos destaques do IEL Goiás é o Inova Talentos, que, há mais de 10 anos, promove projetos inovadores e oferece bolsas de pesquisa para alunos do ensino técnico, graduação e pós-graduação.

Criado para aumentar a qualificação de profissionais em atividades de inovação, o Inova Talentos é um programa que conecta empresas inovadoras a estudantes por meio de bolsas de pesquisa. O objetivo é estimular o desenvolvimento tecnológico na indústria.

O programa conta com parcerias do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Parcerias Estratégicas

Um dos grandes parceiros do Inova Talentos é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que capacita bolsistas para atuar no agronegócio. Desde 2023, 130 estudantes já foram preparados para se tornarem técnicos de campo e instrutores. Em 2024, mais de 50 bolsistas participam de projetos, beneficiando empresas como Senar Goiás e Laboratório Teuto.

Reconhecimento nacional

Duas ex-bolsistas do Senar, que participaram do Inova Talentos, estão entre as finalistas do Prêmio IEL de Talentos, uma premiação nacional que reconhece os melhores projetos de estágio e inovação no Brasil. Elas foram premiadas na etapa regional e agora representarão o Centro-Oeste na fase nacional, que ocorrerá em 6 de novembro em Fortaleza (CE).

As finalistas goianas são Ana Caroline Dias de Souza, de 27 anos, e Maria Vitória França Campos, de 23 anos. Elas são exemplos inspiradores de como programas de inovação podem transformar carreiras e abrir novas oportunidades no mercado de trabalho.

Ana Caroline Dias de Souza: Da Teoria à Prática

Ana Caroline é agrônoma e participou do programa de inovação da Academia de Formação do Senar. Durante seis meses, ela acumulou 360 horas de experiência prática e teórica, acompanhando um técnico de campo na assistência a 30 produtores da cadeia produtiva de fruticultura na região de Anápolis.

Agora formada e trabalhando como agrônoma, Ana Caroline Dias revela que a participação no programa transformou a vida dela. “Graças a ele [Inova Talentos], hoje atuo como técnica de campo pelo Senar e atendo 30 produtores da cadeia produtiva de fruticultura em Cocalzinho de Goiás”, afirma.

Ana Caroline Dias acompanhando produtores rurais no Inova Talentos em Anápolis (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Como bolsista a jovem teve a oportunidade de aprender na prática acompanhando de perto várias realidades diferentes. Nesse momento, além de conhecer a parte técnica de diversas culturas, pode acompanhar a parte gerencial da propriedade.

A agrônoma destaca a importância do programa: “programas como o Inova são essenciais para estudantes e empresas. Eles permitem que os estudantes apliquem conhecimentos práticos e se preparem para o mercado, enquanto as empresas ganham acesso a novas ideias e soluções inovadoras. Ambos se beneficiam, promovendo um ciclo de desenvolvimento e aprendizado mútuo”, afirma a agrônoma.

Maria Vitória França Campos: Uma Nova Carreira

Maria Vitória, formada em Medicina Veterinária, também foi bolsista do Inova Talentos na Academia de Formação do Senar. Desde de 2023, ela tem acompanhado um veterinário em fazendas de leite em Caldas Novas, visitando 28 produtores e oferecendo orientações técnicas.

“Durante o período de bolsista de inovação, pude entender na prática a realidade do dia a dia nas fazendas”, explica Maria. Formada no final do ano passado, ela foi efetivada no Senar após o término do programa. Agora, trabalha como técnica de campo, prestando assistência em propriedades de bovinocultura de corte e leite. “Com 23 anos sendo recém-formada consegui essa grande conquista” afirma.

Para Maria, o programa é uma oportunidade valiosa: “É fundamental para incentivar os jovens a confiarem em seu potencial. Através dessas experiências, conseguimos desenvolver habilidades que muitas vezes ficam escondidas, aumentando a visibilidade das empresas e o desempenho profissional desses jovens inseridos no mercado de trabalho”.

Maria Vitória França participou do Inova Talentos e agora trabalha prestando assistência em propriedades rurais (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Futuro Brilhante

Ambas as jovens exemplificam como a inovação, aliada a programas de capacitação, pode criar oportunidades reais de desenvolvimento profissional. À medida que continuam suas trajetórias, Ana e Maria não apenas inspiram outros jovens, mas também mostram que a combinação de conhecimento teórico e prática no campo é um caminho promissor para o futuro.

Projeto vencedor

O projeto da Academia de Formação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do qual as bolsistas do Inova Talentos participaram, foi vencedor do 1º Prêmio Fieg de Inovação, na categoria Inovação em Segurança do Trabalho, Educação e Capacitação.

A premiação aconteceu em outubro deste ano e o Senar venceu competindo com mais de 40 empresas participantes e 3 finalistas. O projeto premiado mostra o trabalho da Academia de Formação do Senar realizado por meio do Programa Inova Talentos desenvolvido em parceria com o IEL Goiás.

“O Inova Talentos é um programa em que atuamos em rede, nos 27 Estados e seu grande diferencial é atender iniciativas inovadoras e robustas, o qual vem sendo cada vez mais utilizado por organizações que possuem em seu DNA a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento. Fazer parte de um projeto vencedor, como o do Senar, é uma satisfação muito grande e a confirmação da qualidade do trabalho do IEL Goiás”, afirmou o superintendente do IEL Goiás, Humberto Oliveira, durante o evento de premiação.

Equipe do Senar Goiás no 1º Prêmio Fieg de Inovação (Foto: Divulgação/FIEG)

A Academia de Formação do Senar está em sua 2ª edição, com 50 participantes. Na primeira, 80 bolsistas receberam 360 horas de consultoria para atuar em propriedades rurais por meio da difusão de inovações tecnológicas a serem desenvolvidas nos processos produtivos do campo.

Por meio do IEL Goiás acontece o recrutamento, a seleção e a capacitação dos profissionais com vivência acadêmica e de mercado para poderem levar uma nova visão e acelerar os projetos de inovação dentro das empresas.

“Nossa grande missão é a transferência de tecnologia para produtores rurais, sejam eles pequenos, médios ou grandes. E a inovação que apresentamos busca justamente atrair jovens talentos para o campo, formando profissionais capacitados para essa missão”, disse Pedro Camilo, diretor de Tecnologia do Senar.

O Inova é um programa com foco na inovação. “Esse programa é inovador porque aproxima esses novos profissionais do mercado, proporcionando-lhes a experiência prática e a capacidade de transferir conhecimento diretamente aos produtores. A formação desses multiplicadores é fundamental para levarmos tecnologia e inovação para as propriedades rurais de Goiás”, destacou o diretor durante a premiação.

Como Funciona o Inova Talentos?

O Inova Talentos é um programa de gestão de bolsas de talentos que visa potencializar o processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) nas empresas por meio da inserção de pesquisadores. Por meio do programa é identificado os desafios das organizações participantes e são desenvolvidos projetos inovadores para que as empresas possam melhorar a produtividade e competitividade.

O processo inicia quando uma empresa interessada submete um projeto de inovação para análise do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e/ou do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A organização define o perfil do bolsista que atuará no desafio, e, após a análise de viabilidade, o IEL seleciona o candidato mais adequado. Após a aprovação, o projeto é executado com o acompanhamento do IEL, visando garantindo a maximização dos resultados.

Para se inscrever no Inova Talentos, é preciso acessar o site do IEL e seguir as instruções de inscrição para a vaga desejada. Cada vaga tem um período de inscrição específico. 

As empresas que participam do programa desfrutam de diversos benefícios, como apoio na definição e elaboração de projetos, aceleração de resultados, recrutamento e seleção ao nível nacional, além de maior competitividade e produtividade. O programa também ajuda a otimizar resultados e a efetivar e reter novos talentos.

E os benefícios para os estudantes incluem: desenvolvimento de competências, proposição de soluções para grandes empresas, aceleração de resultados e uma visão crítica aprimorada.

Assim, o Inova Talentos é um exemplo de como a inovação pode transformar carreiras e impulsionar empresas.