Cinema

10 filmes de zumbis inesquecíveis

Com o lançamento de “Army of the Dead – Invasão em Las Vegas”, de Zack…

Com o lançamento de “Army of the Dead – Invasão em Las Vegas”, de Zack Snyder, na Netflix, vamos aproveitar o momento para relembrar alguns filmes de zumbis inesquecíveis do cinema. Um sub-gênero que há muitas décadas gerou diversos filmes com visões e estilos diversos. Vamos de lista!

Obs: A lista está em ordem de ano de lançamento

A NOITE DOS MORTOS VIVOS (1968)

MIS - Programação

Dirigido por George A. Romero, aqui o diretor deu inicio a um estilo que se tornaria clássico em Hollywood. Os chamados filmes de zumbis foram sua cria e o conceito desde então só cresceu. Apesar de uma trama mais intimista, elementos como seres mortos-vivos andando lentamente já foram introduzidos. É uma obra mais lenta, mas é sem dúvida marcante para a época.

O DESPERTAR DOS MORTOS (1978)

Crítica | Despertar dos Mortos - Plano Crítico

Filme no qual Zack Snyder se inspirou para criar o seu “Madrugada dos Mortos”, aqui temos um shopping e muitos mortos-vivos sedentos por sangue. Uma combinação perfeita para George A. Romero criar um suspense tenso, angustiante e inesquecível.

A VOLTA DOS MORTOS VIVOS  (1985)

Especial Terror - 30 anos de 'A Volta dos Mortos Vivos' | Cine Set

Um experimento militar dá errado e um gás é liberado transformando as pessoas em zumbis. O filme solidifica algumas características dos zumbis que seriam influentes até hoje. É uma comédia ridícula, mas bastante divertida, nojenta e com uma ótima trilha sonora.

EXTERMÍNIO (2002)

Crítica | Extermínio (2002) - Plano Crítico

“Extermínio” foi uma surpresa para os filmes de zumbis. Foi aqui que tivemos pela primeira vez zumbis mais rápidos que seres humanos, e uma tensão crescente filmada com gosto pelo diretor Danny Boyle. Há cenas impressionantes e memoráveis. Filmaço!

TODO MUNDO QUASE MORTO (2004)

Crítica: Todo Mundo Quase Morto (2004, de Edgar Wright) | Minha Visão do Cinema

“Todo Mundo Quase Morto” é uma das melhores comédias deste novo século. O filme brinca com todos os clichês dos filmes de zumbis e cria algo completamente divertido, original e empolgante. Estrelado pelos ótimos Simon Pegg e Nick Frost, e dirigido por Edgar Wright.

MADRUGADA DOS MORTOS (2004)

Foto de Madrugada dos Mortos - Foto 6 - AdoroCinema

Este foi o primeiro filme dirigido por Zack Snyder e uma homenagem ao clássico “O Despertar dos Mortos” (1978) de George A Romero. Snyder não apenas respeita o material original do mestre do gênero, como cria um filme coeso em cada aspecto de suas ambições. É angustiante, é divertido, é empolgante e tem muito sangue. Vale muito a pena!

PLANETA TERROR (2007)

Planeta terror | Mostra Quentin Tarantino

Dirigido por Robert Rodriguez em um projeto conjunto com Tarantino chamado “Gridnhouse”, “Planeta Terror” é uma ode ao cinema trash e filmes de zumbis. Eu me diverti pra caramba com este filme que brinca com o absurdo, exageros e o non-sense. É uma galhofa divertida e engraçada.

REC (2007)

Review: [Rec] (2007)

Suspense espanhol que utiliza o conceito de “câmera amadora” e se passa totalmente dentro de um prédio. Somos tragados por um suspense angustiante e arrepiar. Um filme que surpreendente e memorável.

GUERRA MUNDIAL Z (2013)

Guerra Mundial Z - Assista online esse e outros sucessos no Telecine

Com todos os problemas de bastidores em “Guerra Mundial Z”, é um milagre que o filme tenha obtido um resultado tão memorável e empolgante. Estrelado por Brad Pitt, o longa inicia já colocando a plateia em posição de suspense com a família de Pitt em um congestionamento e logo pessoas começam a se transformar em criaturas sedentas por sangue. Diferente dos zumbis clássicos, aqui eles são rápidos, o que torna a tensão e luta por sobrevivência ainda mais desesperadora. Há momentos memoráveis como a sequência em Israel, e o final mais contido é uma grata surpresa numa Hollywood onde o terceiro ato, geralmente, precisa ser grandioso. Filmaço!

INVASÃO ZUMBI (2016)

Filme 'Invasão Zumbi 2: Península' ganha cartaz nacional

“Invasão Zumbi” foi a primeira vez que me emocionei com um zumbi. A história de pai e filha e o final inesperadamente delicado e emocional me pagaram de surpresa – além de ser uma obra empolgante do início ao fim. Assim como “Guerra Mundial Z”, os zumbis aqui são rápidos e o nosso desespero maior ainda.