11 anos sem Michael Jackson: relembre 10 grandes sucessos do artista
No dia 25 de junho de 2009 morria uma das figuras culturais mais importantes de…
No dia 25 de junho de 2009 morria uma das figuras culturais mais importantes de todos os tempos na história da música. As contribuições de Michael Jackson, o “Rei do Pop”, para a música, a dança e a moda, fizeram do artista um ícone, e sua fama atravessou décadas.
A morte de Michael Jackson teve uma repercussão internacional instantânea, e foi atribuída a uma overdose de remédios que o cantor tomou horas antes de dormir, administrados pelo médico pessoal Dr. Conrad Murray.
No ano passado, as homenagens à Michael Jackson foram canceladas após acusações de abuso sexual apresentadas no documentário ‘Deixando Neverland’. Profissionais revelaram como o trabalho acumulado ao longo de um ano foi subitamente jogado no lixo, pois as emissoras decidiram não exibir vários especiais que foram produzidos.
Contudo, o que não se pode negar é o legado musical deixado pelo cantor. Michael Jackson é um dos artistas mais vendidos de todos os tempos, com vendas estimadas em mais de 350 milhões de discos em todo o mundo; Thriller é o álbum mais vendido de todos os tempos, com vendas estimadas em 66 milhões de cópias em todo o mundo.
Relembre 10 hits de Michael Jackson:
Thriller
Dirigido por John Landis e narrado por Vincent Price, “Thriller” é um dos mais icônicos da carreira do cantor. Ele é, na verdade, um curta-metragem de 14 minutos que revolucionou o gênero pop. De jaqueta vermelha, Michael Jackson se transforma em zumbi e dança com outros mortos-vivos em uma coreografia icônica. A produção foi aclamada como o melhor videoclipe de todos os tempos pela MTV, VH1, Rolling Stone EUA e outros.
Billie Jean
Outra música do disco Thriller, o clipe de “Billie Jean” foi lançado em 1983 e dirigido por Steve Barron. O vídeo é considerado o vídeo que levou a MTV a se tornar um dos canais mais famosos do mundo.
Beat It
Também do álbum Thriller, a música “Beat It” teve o clipe lançado em 1983. O vídeo mostra duas gangues brigando em uma dança coreografada. O solo de guitarra de Eddie Van Halen é considerado um dos melhores solos da música. Entre os diversos dançarinos do clipe de Michael Jackson, havia cerca 80 integrantes de gangues reais.
Remember The Time
O clipe possui nove minutos de duração e é repleto de participações especiais, como Iman Mohamed Abdulmajid, Magic Johnson e Eddie Murphy. Além disso, a produção dirigida por John Singleton se passa no Antigo Egito e é cheia de efeitos especiais inovadores para a época. O vídeo também marca o primeiro beijo em tela da carreira do Michael Jackson.
They Don’t Care About Us
“They Don’t Care About Us”, teve o clipe gravado por Michael Jackson no Brasil. Dirigido pelo icônico Spike Lee, a produção tem cenas gravadas no Pelourinho, em Salvador, e no Morro Dona Marta, no Rio de Janeiro.
Black or White
Este clipe de Michael Jackson prega a tolerância diversidade cultural e racial. Dirigido por John Landis, o vídeo foi aclamado pelos efeitos visuais, além de ter a participação do ator Macaulay Culkin como uma criança que enfrenta o pai para poder ouvir a música do artista.
Smooth Criminal
Com a música criada especialmente para o filme Moonwalker, o clipe é o trecho exato em que a canção é tocada na produção.
Bad
O videoclipe é um curta-metragem de 18 minutos, escrito por Vincent Price e dirigido por Martin Scorsese. Foram gastos 2.2 milhões de dólares na produção do vídeo, que está na sétima posição entre os vídeo clipes mais caros da história.
Scream
O videoclipe mais caro de todos os tempos é meio que um desabafo sobre tudo o que havia sendo dito sobre Michael Jackson na época, em 1995. Foi quando toda a história de abusos começou a aparecer. Janet Jackson aceitou participar da música (e do vídeo) por estar “cansada de tantos absurdos”. O diretor Mark Romanek, também é responsável pelo vídeo de Bedtime Story, da Madonna — o segundo videoclipe mais caro da história.
In the closet
In the Closet é uma música sobre um relacionamento hétero e foi inicialmente pensado como um dueto com Madonna. Dirigido por Herb Ritts, o vídeo tem a participação da modelo Naomi Campbell.
https://www.emaisgoias.com.br/fundacao-de-michael-jackson-doa-mais-de-r-15-mi-contra-coronavirus/
*Com informações da Rolling Stone e do Papel Pop.