5 filmes para ficar de olho nas premiações 2023
A temporada de premiações chegou e vamos de lista!
Todos estes filmes já foram lançados em festivais e/ou em alguns cinemas nos EUA. No Brasil ainda não chegaram mas estão previstos para os próximos meses. Ainda não sabemos se são realmente bons ou não, mas os próximos 5 FILMES a seguir estão gerando burburinho e entrando naquele grupo seleto de possíveis favoritos para indicações ao Oscar – ainda a premiação mais importante e popular da indústria cinematográfica (principalmente norte-americana).
Prepara o bloco de notas no celular e salve o nomes destas cinco prooduções que prometem aparecer bastante no seu radar nos próximos meses. Vamos de lista!
OS FABELMANS
Dirigido por: Steven Spielberg
O próximo filme de Steven Spielberg é um drama autobiográfico onde o diretor reconstitui parte de sua infância e o começo de sua paixão pelo cinema. Aplaudido no Festival de Toronto e considerado por quem já viu um dos melhores filmes de 2022 (e o atual favorito ao Oscar de Melhor Filme), é um desses projetos obrigatórios que promete emocionar e encantar a plateia – algo que Spielberg já faz com frequência ao longo dos anos.
A BALEIA
Dirigido por: Darren Aronofsky
Novo filme de Darren Aronofsky, diretor de “Cisne Negro”, “O Lutador” e “Mãe!”, “A Baleia” conta a história de um professor de inglês recluso (Brendan Freaser) que sofre de obesidade mórbida e tenta se reconectar com a filha. Quem viu disse que é o retorno triunfal de Brendan Freaser aos holofotes e seu Oscar de Melhor Ator é quase garantido. Ansioso principalmente para presenciar esta virada triunfal de Freaser após anos com problemas familiares, depressão e uma carreira que estava no limbo.
TÁR
Dirigido por: Todd Field
Quem viu “Tár” elogiou fervorosamente a atuação de Cate Blanchett como uma maestrina de uma das maiores orquestras alemãs, mas cuja personalidade destrutiva pode colocar tudo a perder. Ainda que alguns tenham dito que o projeto é uma produção difícil de acompanhar, todos foram unânimes com relação a Blanchett, e até o momento, é a principal atriz a ser vencida na corrida pelo prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2023. E “Tár” é também o novo filme do diretor Todd Field desde 2006, quando lançou “Pecados Íntimos”.
OS BANSHEES DE INISHERIN
Dirigido por: Martin McDonagh
O humor peculiar do diretor Martin McDonagh mesclado com o drama são sempre adjetivos superlativos em seus projetos. Seu último trabalho foi o elogiado “Três Anúncios Para Um Crime” e agora ele reúne novamente Colin Farrell e Brendan Gleeson, que trabalharam juntos em “Na Mira do Chefe” (outro filme de McDonagh lançado em 2008). Neste filme que tem sido elogiado por muitos, a trama se passa na ilha fictícia de Inisherin, em 1923, durante a Guerra Civil Irlandesa, e conta a história de uma amizade que é abalada quando o conflito chega na região.
ARMAGEDDON TIME
Dirigido por: James Gray
Baseado na infância do diretor James Gray, este drama com um elenco estelar formado por Anne Hathaway, Jaremy Strong e Anthony Hopkins, fala sobre lealdade e amizade, e acompanha uma família em uma trajetória intensa de amadurecimento cujos personagens precisam encarar a realidade do “sonho americano” em um EUA dos anos 80 logo após Ronald Regan ser eleito presidente. Promete emocionar o público e estou bastante ansioso para assistir!