‘A Casa do Dragão’: Co-showrunner Miguel Sapochnik não irá retornar para a 2ª temporada
Sapochnik continua trabalhando para a HBO em novos projetos
Houve um grande abalo dentro de “A Casa do Dragão”: o co-showrunner e diretor do drama de fantasia da HBO, Miguel Sapochnik, está deixando a série de sucesso recém-lançada.
Fontes dizem que Sapochnik está deixando a série depois de três anos exaustivos de esforço na produção da prequel de “Game of Thrones”. O co-criador do show, Ryan Condal, agora atuará como o único showrunner da série e continuará a trabalhar em estreita colaboração com o co-criador George R.R. Martin. Sapochnik também fechou um acordo com a HBO para desenvolver novos projetos e permanecerá como produtor-executivo durante a duração da série.
Sapochnik começou sua carreira como artista de storyboard em “Trainspotting” de 1996 e dirigiu o filme “Repo Men” de 2010 e episódios de “Fringe” and “House da Fox”. Mas foi em “Game of Thrones” que sua carreira catapultou depois que o diretor inglês dirigiu alguns dos episódios mais aclamados pela crítica e fãs, como “Hardhome”, “A Batalha dos Bastardos” e “Os Ventos do Inverno”. Depois de Thrones, ele dirigiu o filme de ficção científica com Tom Hanks, “Finch”, que foi lançado no Apple TV+.
A produção contratou outro aclamado veterano de “Game of Thrones”, Alan Taylor, para atuar como produtor-executivo e dirigir vários episódios na segunda temporada.
“Trabalhar no universo de Thrones nos últimos anos foi uma honra e um privilégio, especialmente passar os dois últimos com o incrível elenco e equipe de A Casa do Dragão”, disse Sapochnik em comunicado. “Estou muito orgulhoso do que conquistamos com a primeira temporada e muito feliz com a reação entusiasmada de nossos espectadores. Foi incrivelmente difícil decidir seguir em frente, mas sei que é a escolha certa para mim, pessoal e profissionalmente. Ao fazê-lo, porém, estou profundamente confortado em saber que Alan se juntará à série. Ele é alguém que conheço e respeito há muito tempo, e acredito que essa preciosa série não poderia estar em mãos mais seguras. Estou muito feliz por continuar fazendo parte da família HBO e A Casa do Dragão e, claro, desejo sucesso a Ryan e sua equipe e tudo de melhor com a segunda temporada e além.”
Disse Taylor: “É um prazer e uma honra estar de volta à HBO, mergulhando no mundo dos Targaryen. Estou ansioso para trabalhar de perto com Ryan enquanto A Casa do Dragão cresce em sua segunda temporada. Ryan, Miguel e George lançaram uma história extraordinária, em um mundo rico e fascinante. Retornar a Westeros será um grande empreendimento e estou ansioso pelo desafio.”
A HBO acrescentou: “Miguel Sapochnik fez um trabalho incrível na primeira temporada de A Casa do Dragão, estabelecendo sua aparência e sensação de assinatura. Esta série simplesmente não poderia ter acontecido do jeito que aconteceu sem ele. Embora adoraríamos que Miguel continuasse no mesmo papel, estamos entusiasmados por ter sua colaboração contínua nessa nova capacidade criativa. Olhando para o futuro, tivemos um relacionamento de décadas com Alan Taylor e estamos muito satisfeitos por tê-lo se juntando a Ryan e descansar a talentosa equipe”.
A mudança vem logo após a estreia da série Dragon – dirigida por Sapochnik – entregando 25 milhões de espectadores em sua primeira semana desde o lançamento e ajudando a marcar a prequela de Game of Thrones em uma rápida renovação. O segundo episódio de domingo fez o raro movimento de ganhar um pouco mais de espectadores em vez de diminuir. Sapochnik também dirige mais duas horas (episódios seis e sete) na temporada de estreia.