‘A Cor Púrpura’ e ‘As Confissões de Schmidt’ – Dica Duplex
A COR PÚRPURA (The Color Purple) Onde assistir: HBO MAX Ano: 1985 – Dirigido por: Steven…
A COR PÚRPURA (The Color Purple)
Onde assistir: HBO MAX
Ano: 1985 – Dirigido por: Steven Spielberg
Com: Whoopi Goldberg, Danny Glover, Oprah Winfrey…
Sinopse: Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a “Mister” (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.
“A Cor Púrpura” foi o primeiro, digamos, filme “sério” de Spielberg. O diretor ficou famoso com filmes de aventura e suspense, e era visto como alguém incapaz de ir além. Isto, claro, incomodava Spielberg e de certa maneira “A Cor Púrpura” foi uma resposta às críticas. E que resposta! Um drama emocionante que aborda temas ainda tão presentes em nossa sociedade. O longa é também a estreia de Whoopi Goldberg e Oprah Winfrey no cinema. Filmaço clássico!
AS CONFISSÕES DE SCHMIDT (About Schmidt)
Onde assistir: HBO MAX
Ano: 2002 – Dirigido por: Alexander Payne
Com: Jack Nicholson, Kathy Bates, Dermot Mulroney…
Sinopse: Warren Schmidt (Jack Nicholson) é um homem que 60 anos que precisa lidar com a recente aposentadoria e também com a morte repentina de sua esposa. Incerto sobre seu futuro e também sobre seu passado, ele parte em uma jornada rumo ao Nebraska para ajudar no casamento de sua filha Jeannie (Hope Davis) com Randall (Dermot Mulroney), um vendedor de camas d’água. Entretanto, cada novo passo que Warren dá parece ser sempre errado, fazendo com que ele acredite que o fim de sua vida será igual ao seu passado: um grande fracasso. Até que Warren decide dividir sua jornada com um inesperado amigo: um jovem garoto da Tanzânia o qual ele patrocina pagando 73 centavos por dia. Em suas longas cartas ao garoto Warren expõe sua história e passa a ver com outros olhos sua própria vida.
“As Confissões de Schmidt” é um filme que fala sobre solidão, sobre envelhecer e encarar uma realidade que não estamos preparados para tal. Dirigido por Alexander Payne, o drama é um retrato emocionando da terceira idade e de como as coisas são passageiros. Temos aqui uma das atuações mais contidas e diferentes de Jack Nicholson – e uma das mais tocantes também. Outro filmaço!