‘A Tragédia de Macbeth’: Joel Coen não teria feito o filme com seu irmão Ethan
Juntos, os irmãos Joel e Ethan Coen já fizeram inúmeros filmes aclamados pela crítica, ganhadores…
Juntos, os irmãos Joel e Ethan Coen já fizeram inúmeros filmes aclamados pela crítica, ganhadores de muitos prêmios e alguns se tornando clássicos modernos do cinema. Mas uma adaptação de “Macbeth” de William Shakespeare só poderia ter acontecido depois que a dupla colocou sua parceria em um hiato, de acordo com Joel Coen em uma nova entrevista para o jornal Los Angeles Times.
O interesse de Joel por “Macbeth” foi despertado pela primeira vez quando sua esposa, a atriz vencedora do Oscar Frances McDormand, pediu-lhe que considerasse dirigi-la na peça como Lady Macbeth. Ele acabou não comandando aquela produção na Berkeley Rep, que estrelou McDormand e Conleth Hill (Games of Thrones) em 2016. Mas a semente foi plantada para Coen, que começou a contemplar a história de um casal assassino em termos cinematográficos.
Esse plano ficou mais claro depois de “A Balada de Buster Scruggs”, de 2018, o último filme no qual os Coens dividiram o crédito de direção. Foi quando, de acordo com Joel, Ethan disse: “Acho que vou mudar um pouco e fazer outras coisas por um tempo”.
“Eu sabia que dirigiria o próximo sozinho”, disse Joel. “Se eu estivesse trabalhando com Ethan, não teria feito ‘Macbeth’, não seria interessante para ele.”
O filme resultante foi elogiado pela crítica por deixar seu casal central (Denzel Washington se junta a McDormand como Macbeth) mais velho do que o normal, bem como pela elevada estética do filme com trabalho primoroso do fotógrafo Bruno Delbonnel e do designer de produção de Stefan Dechant, que prestam homenagem ao noir e às raízes do gênero no expressionismo alemão.
Aqui no Brasil, o longa será lançado no Apple TV+ no próximo dia 14 de janeiro de 2022.