‘Ainda estou aqui’: quando será lançado o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar?
Longa tem Fernanda Torres e Selton Mello no elenco
A notícia de que o filme “Ainda estou aqui” vai representar o Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025 animou o público brasileiro. A galera já quer saber quando o longa, que tem Fernanda Torres e Selton Mello no elenco, será lançado nos cinemas. A resposta: estreia em 7 de novembro.
“Esse momento é nosso! O Indicado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil no Oscar 2025, o premiado “Ainda Estou Aqui” estreia no dia 7 de novembro exclusivamente nos cinemas de todo Brasil”, informou a Sony Pictures.
O filme é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva sobre a história de sua mãe, Eunice Paiva. A sinopse diz que a trama narra a trajetória dela, que enfrentou a violência na época da ditadura militar brasileira depois da prisão e desaparecimento de seu marido, o político Rubens Paiva, na década de 1970.
O longa foi escolhido por unanimidade pela Comissão de Seleção para representar o Brasil no Oscar, superando outras cinco produções: Cidade Campo, de Juliana Rojas; Levante, de Lillah Halla; Motel Destino, de Karim Aïnouz; Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges; e Sem Coração, de Nara Normande e Tião.
Agora, “Ainda estou aqui” disputa com produções de todo o mundo uma das vagas na categoria Melhor Filme Internacional na cerimônia do Oscar de 2025.
A participação do filme de Walter Salles neste ano em festivais como Toronto, San Sebastián e Nova York, além do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, mostraram o potencial da produção para entrar na disputa. Em Veneza, os aplausos para o filme brasileiro duraram quase 10 minutos.