Entretenimento

Alan Horn está se aposentando como diretor criativo da Disney

Horn já trabalha no entretenimento há quase 50 anos

(Foto: Robert Maxwell-Variety)

Depois de quase 50 anos no cinema e na televisão, Alan Horn anunciou seus planos de se aposentar como Diretor de Criação da Disney Studios Content em 31 de dezembro.

Depois de se formar na Harvard Business School com um MBA e servir como capitão da Força Aérea, Horn começou sua carreira no entretenimento em 1973 na Embassy Communications. Da Embassy Communications, Horn foi co-fundador da Castle Rock Entertainment em 1987 e atuou como presidente do conselho até sair em 1999 para dirigir a Warner Bros como presidente e diretor de operações até 2011. Durante seu tempo na Warner Bros, ele chefiou as equipes executivas criativas que são responsáveis por alguns dos maiores sucessos do cinema, como “Um Sonho de Liberdade”, “Batman Begins”, “Harry Potter” e “Harry e Sally – Feitos Um Para o Outro”. Seu empreendimento televisivo mais conhecido dessa época foi a comédia de Larry David, “Seinfeld”.

Sobre seu tempo na indústria do entretenimento, Horn disse:

“Foi um grande privilégio e prazer poder passar os últimos 50 anos ajudando pessoas criativas a contar histórias que movem, divertem e conectam públicos em todo o mundo – e um sonho que se tornou realidade ter a chance de fazê-lo na Disney, não menos. Sou profundamente grato a Bob Iger pela oportunidade que ele me deu e a Alan Bergman por ser um parceiro incrível nesta aventura, bem como a Bob Chapek por sua liderança constante durante esses tempos sem precedentes. Também devo reconhecer os líderes extraordinários de nossos estúdios individuais, bem como de nossas equipes de negócios e cada um dos nossos fantásticos membros da equipe. Nunca é fácil dizer adeus a um lugar que você ama, e é por isso que tenho feito isso lentamente, mas com Alan Bergman liderando o caminho, estou confiante de que a incrível equipe do estúdio continuará lançando magia por muitos anos.”

Ao ingressar no Walt Disney Studios, Horn trabalhou como presidente de conteúdo de junho de 2012 até se tornar o co-presidente e diretor de criação com o co-presidente Alan Bergman em maio de 2019. Em dezembro de 2020, Bergman assumiu como presidente de conteúdo do Disney Studios Presidente depois de trabalhar ao lado de Horn, permitindo que Horn se aprimorasse totalmente em suas funções como diretor de criação.

Quando Horn se juntou à Disney em 2012, ele mudou o curso dos fracassos anteriores do estúdio, como “John Carter” e “Marte Precisa de Mães”. Horn chegou bem a tempo quando a empresa assumiu o controle da Marvel e da Lucasfilm. Logo, a Disney comprou as empresas de Rupert Murdoch, a 20th Century Fox e a Searchlight, para adicionar ainda mais nomes importantes ao mandato de Horn. Durante seu tempo na Disney, Horn teve enormes recordes de bilheteria ultrapassando US $ 7 bilhões em 2016 e 2018, bem como uma arrecadação de US $ 11 bilhões em 2019. Ele viu o sucesso em filmes de animação como “Frozen 2” e “Os Incríveis 2”, além de “Star Wars: O Despertar da Força” e “Vingadores: Ultimato”.

Enquanto Horn está deixando a Disney, não há planos para seu cargo ser preenchido.