Alan Moore, criador de ‘Watchmen’, diz que o amor ‘infantil’ dos adultos por super-heróis pode levar ao fascismo
Nas últimas décadas, os quadrinhos evoluíram gradualmente de um hobby de nicho para a propriedade…
Nas últimas décadas, os quadrinhos evoluíram gradualmente de um hobby de nicho para a propriedade intelectual mais valiosa de Hollywood. Uma pessoa que esteve na indústria durante cada etapa dessa evolução é Alan Moore, que escreveu quadrinhos marcantes como “Watchmen”, “V de Vingança” e “Batman: A Piada Mortal”.
Embora Moore tenha sido uma figura essencial na legitimação artística dos quadrinhos, isso não significa que ele esteja empolgado em ver no que a indústria se transformou. Em uma nova entrevista ao The Guardian, Moore expressou suas preocupações sobre a nova obsessão de nossa cultura por super-heróis.
“Eu disse por volta de 2011 que achava que teria implicações sérias e preocupantes para o futuro se milhões de adultos fizessem fila para ver os filmes de ‘Batman’”, disse Moore. “Porque esse tipo de infantilização – esse desejo por tempos mais simples, realidades mais simples – que muitas vezes pode ser um precursor do fascismo.”
Ele continuou: “Centenas de milhares de adultos fazendo fila para ver personagens e situações que foram criadas para entreter os meninos de 12 anos – e eram sempre meninos – de 50 anos atrás. Eu realmente não achava que super-heróis fossem comida para adultos. Acho que isso foi um mal-entendido nascido do que aconteceu na década de 1980 – ao qual devo atribuir uma parte considerável da culpa, embora não tenha sido intencional – quando coisas como ‘Watchmen’ apareceram pela primeira vez. Havia um monte de manchetes dizendo ‘Os quadrinhos cresceram’.”
Moore recebe muito crédito por transformar os quadrinhos em uma forma de arte para adultos, mas ele não tem certeza de que é isso que eles realmente são.
“Eu tendo a pensar que, não, os quadrinhos não cresceram”, disse ele. “Havia alguns títulos que eram mais adultos do que as pessoas estavam acostumadas. Mas a maioria dos títulos de quadrinhos eram praticamente os mesmos de sempre. Não eram quadrinhos crescendo. Eu acho que eram mais quadrinhos encontrando a idade emocional do público vindo para o outro lado.”
Enquanto Moore se orgulha do trabalho que fez nos quadrinhos, seu desgosto por tudo o que os cerca o levou a passar para outros tipos de escrita.
“Eu sempre amarei e adorarei o meio dos quadrinhos, mas a indústria dos quadrinhos e todas as coisas ligadas a ela se tornaram insuportáveis.”