Alec Baldwin: Em primeira entrevista para a TV, ator fala sobre tragédia durante filmagens do filme ‘Rust’
A investigação sobre a morte de Halyna Hutchins por Alec Baldwin no set do filme…
A investigação sobre a morte de Halyna Hutchins por Alec Baldwin no set do filme “Rust” provavelmente vai demorar alguns meses até ser concluída, mas Baldwin aproveitou a oportunidade para contar o seu lado da história durante uma entrevista transmitida pelo canal ABC nesta última quinta-feira, 02. Ele ofereceu um relato bem pessoal da tragédia, e que não assume nenhuma responsabilidade pela morte de Hutchins. “Há apenas uma questão a ser resolvida, apenas uma”, disse ele. “De onde veio a bala de verdade?”
O ator contou um como foi chamado para o filme, sobre os bastidores de quando estava no set e seu papel como produtor no filme. Perto do final da entrevista, o jornalista George Stephanopoulos perguntou ao ator se ele se sentia culpado pela morte de Hutchins.
“Não, não”, respondeu Baldwin. “Sinto que alguém é responsável pelo que aconteceu e não posso dizer quem é, mas sei que não sou eu.”
A reunião de Baldwin foi a primeira desde a tragédia que ocorreu em 21 de outubro. Durante um ensaio, o ator disparou uma arma cuja bala atingiu e feriu o diretor Joel Souza e atingiu fatalmente Hutchins, a diretora de fotografia. Antes do acidente, o primeiro assistente do diretor, David Halls, informou erroneamente que a arma não continha munição real antes de entregá-la a Baldwin. Baldwin disse que não deveria ter nenhuma munição real no set.
Desde então, grande parte da cobertura jornalística e especulação, junto com dois processos judiciais, giram em torno de alegações de que o faroeste de baixo orçamento foi atormentado por questões de segurança, o suficiente para fazer a maior parte da equipe de filmagem desistir em protesto um dia antes de Hutchins morrer. Diversos relatórios sugerem que tudo começou com produtores que, para cortar custos, contrataram membros inexperientes para a equipe.
Baldwin disse: “Não observei nenhum problema de proteção ou segurança durante o tempo que estive lá”, acrescentando que não ouviu reclamações da equipe.
Baldwin enfrenta duas oportunidades de ser culpado em seus papéis como ator e produtor. Nesta história temos Baldwin, o ator, que praticou remover a arma de seu coldre e apontá-la para a câmera quando ela disparou durante um ensaio de marcação. Baldwin disse que seguiu as instruções de Hutchins enquanto ela planejava enquadramentos em um monitor próximo de uma câmera apontada para Baldwin.
“Ela diz: ‘Vai para a sua direita. Ok, aí mesmo. Tudo bem, vai um pouco mais para baixo. ‘Ela está me pedindo para posicionar a arma”, disse Baldwin. “Eu disse a ela ‘OK, agora nesta cena, vou engatilhar a arma’. Eu disse: ‘Você quer ver isso?’ E ela disse ‘Sim’.”
Baldwin relatou que começou a engatilhar a arma com orientação contínua de Hutchins. “Pressiono a trava da arma e a arma dispara”, disse ele. “O gatilho não foi puxado. Eu não puxei o gatilho.”
E temos o Baldwin produtor, um dos seis creditados na produção. Esse título corresponde a uma ampla gama de responsabilidades no conjunto, desde aqueles que tomam decisões de contratação e orçamento até títulos por pura vaidade.
“Sou um produtor puramente criativo”, disse Baldwin. “Minhas autoridades como produtor são o elenco e o roteiro, que na verdade são casados com o papel de ator principal em um filme. Existem basicamente dois tipos de produtores que são realmente responsáveis pela produção: as pessoas que arrecadam o dinheiro e as pessoas que gastam o dinheiro. Minhas consultas ou aprovações giravam em torno do elenco e do roteiro. Eu não contrato ninguém na equipe.”