Alec Baldwin vai a julgamento por homicídio culposo após disparo durante as filmagens de ‘Rust’
Caso aconteceu em 21 de outubro de 2021
O julgamento do ator Alec Baldwin por homicídio culposo começou na última terça-feira (9) nos Estados Unidos, com a seleção do júri que decidirá se a morte da diretora de fotografia de ‘Rust’, Halyna Hutchins, foi culpa do ator. Baldwin, de 66 anos, apontava uma arma cenográfica para Hutchins durante um ensaio no Novo México quando o disparo ocorreu.
O ator afirmou que não sabia que a arma estava carregada e que não puxou o gatilho. No entanto, os promotores alegam que ele agiu de forma irresponsável e mudou sua versão dos fatos repetidamente desde o acontecido em 21 de outubro de 2021. Várias tentativas da defesa de arquivar o caso falharam.
Na última audiência preliminar em um tribunal de Santa Fé, Baldwin estava presente ao lado de seus advogados. A seleção do júri deve terminou na terça-feira, com os argumentos iniciais sendo apresentados nesta quarta-feira. O julgamento deve durar cerca de dez dias. Se considerado culpado, ele pode pegar até 18 meses de prisão.
A morte de Hutchins ocorreu em uma capela no Rancho Bonanza Creek, perto de Santa Fé, onde Baldwin ensaiava uma cena em que seu personagem saca um revólver. Baldwin afirma que foi informado que a arma estava “fria”, ou seja, sem munição e segura para uso. Balas reais são proibidas em sets, e Baldwin argumenta que não é sua responsabilidade verificar isso. O julgamento de Hannah Gutierrez, armeira de ‘Rust’, revelou argumentos que a acusação usará contra Baldwin, como a violação de regras básicas de segurança no manuseio de armas.