Negócios

Amazon finaliza compra da MGM por $8.5 bilhões

A Amazon fechou sua aquisição da MGM por US$ 8,5 bilhões, disseram as empresas nesta…

A Amazon fechou sua aquisição da MGM por US$ 8,5 bilhões, disseram as empresas nesta quinta-feira (17).

O pacto foi anunciado pela primeira vez em maio e vem avançando no processo regulatório. De acordo com a Amazon, “O famoso estúdio quase centenário – com mais de 4.000 títulos de filmes, 17.000 episódios de TV, 180 Oscars e 100 Emmys – complementará o trabalho da Prime Video e da Amazon Studios ao oferecer uma oferta diversificada de opções de entretenimento para clientes.”

A conclusão da transação ocorre dois dias depois que o acordo Amazon-MGM recebeu autorização do regulador antitruste da União Europeia, que “incondicionalmente” aprovou a proposta de aquisição da MGM pela Amazon, em parte porque “o conteúdo da MGM não pode ser considerado obrigatório”. A Comissão Europeia, em sua revisão antitruste, descobriu que as sobreposições entre os negócios da Amazon e da MGM são “limitadas”.

Naquela época, o acordo ainda estava pendente de aprovação pela Comissão Federal de Comércio dos EUA, que havia recebido um prazo de meados de março pela Amazon para emitir uma decisão sobre a aprovação da transação, informou o Wall Street Journal. Isso significava que, se a FTC não apresentasse uma contestação legal antes do prazo, a Amazon poderia avançar com o acordo, segundo o relatório. Até o momento da publicação, a FTC ainda não havia aprovado formalmente o acordo, e a Amazon não respondeu aos pedidos de comentários sobre o anúncio do fechamento da transação antes da FTC dar o OK oficial.

As empresas ainda não divulgaram como será a liderança na agora mesclada MGM e Amazon, onde Jennifer Salke é atualmente a chefe da Amazon Studios e as conversas da indústria levaram a especulações de que ela poderia atuar como chefe de um estúdio combinado. Não está claro se a equipe executiva da MGM, que inclui o chefe de cinema, Michael De Luca, e o chefe do grupo de televisão, Mark Burnett, permanecerá após a fusão.

A MGM foi fundada em 1924 e vai trazer à Amazon um catálogo de mais de 4.000 filmes e 17.000 programas de TV, incluindo as franquias de filmes James Bond, A Pantera Cor-de-Rosa e Rocky. A Amazon acredita que “o valor financeiro real por trás deste acordo é o tesouro de [propriedade intelectual] no catálogo profundo que planejamos reimaginar e desenvolver junto com a talentosa equipe da MGM”, disse Hopkins ao anunciar o acordo no ano passado.