Cinema

‘Amsterdam’: Christian Bale diz que suas colaborações com David O. Russell estão apenas começando

Nove anos se passaram desde a última vez que Christian Bale estrelou um filme de…

Nove anos se passaram desde a última vez que Christian Bale estrelou um filme de David O. Russell, mas os dois homens eram uma presença constante na vida um do outro durante durante este hiato. Logo após “Trapaça” chegar aos cinemas em 2013, Bale diz que a dupla começou a procurar outro projeto para colaborar. Tudo começou de forma bastante simples: Russell convidou Bale para um jantar.

Então eles fizeram isso de novo. E de novo. E de novo. Por cerca de cinco anos.

Em vez de entregar a Bale um roteiro existente, os dois homens decidiram descobrir o próximo tipo de personagem que eles queriam ver Bale interpretar. O processo de elaboração de seu novo filme “Amsterdam” foi mais parecido com uma jam session de improvisação entre músicos do que um processo de escrita estruturado. O personagem que eles finalmente desenvolveram foi Burt Berdensen, um veterano ferido da Primeira Guerra Mundial que retorna a Nova York após a guerra e dedica sua vida a ajudar outros veteranos. Ele possui um senso de otimismo e joie de vivre que raramente é visto em um personagem de Russell, recusando-se a abraçar o ódio ou a amargura, não importa quais doenças a vida lhe traga.

Ambos os homens ficaram intrigados com o personagem, mas ainda precisavam de uma história para contar sobre ele. Eles colocaram a ideia em segundo plano e continuaram trabalhando em seus próprios projetos até que Russell descobriu um pedaço da história do século 20 que acabou sendo a última peça do quebra-cabeça.

“Fui embora e fiz ‘Vice’ e ‘Ford v. Ferrari’ enquanto estávamos fazendo isso. Mas o tempo todo David estava trabalhando na história e eu tinha Bert meio que borbulhando no fundo do meu cérebro”, disse Bale em uma entrevista recente ao IndieWire. “Então houve um episódio histórico que aconteceu na América que David soube que eu não sabia. E ele ficou simplesmente maravilhado. Ele me ligou e disse ‘cara, eu tenho que te contar tudo sobre isso’”.

Embora revelar o “episódio histórico” no centro da história provavelmente constituiria um spoiler imperdoável para o período, o filme é muito mais uma peça de personagem do que uma lição de história. Os paralelos políticos entre os eventos do longa e as eleições recentes são óbvios, mas o objetivo principal era explorar como um pacto de amizade entre três pessoas poderia moldar o resto de suas vidas. Mais do que tudo, a visão de mundo de Burt é moldada por suas amizades forjadas em batalha com uma enfermeira rica (Margot Robbie) e um advogado que serviu em combate com ele (John David Washington).

“Amsterdam” está agendado para estrear em 6 de outubro de 2022.