Angelina Jolie: 10 filmes imperdíveis
GIA – FAMA E DESTRUIÇÃO (1998) “Gia” conta a história real da modelo Gia…
GIA – FAMA E DESTRUIÇÃO (1998)
“Gia” conta a história real da modelo Gia Carangi que faleceu em 1998, aos 26 anos, após contrair o vírus do HIV. Tudo em isso em uma época onde o vírus era algo novo para e assustava a muitos. O filme é dirigido por Michael Cristofer e marca, possivelmente, o primeiro grande papel de destaque de Angelina Jolie – logo em uma personagem difícil e dramática. Uma obra que vale a pena tanto por causa da revelação que é Jolie, quanto pela história marcante, e triste, de Carangi.
GAROTA INTERROMPIDA (1999)
Muitos não sabem disso mas Angelina Jolie já ganhou Oscar por atuação, e o prêmio foi de Melhor Atriz Coadjuvante por seu trabalho como uma drogada neste “Garota Interrompida”. Estrelando Winona Rider como Susanna Kaysen, o longa acompanha esta garota diagnosticada com Ordem Incerta de Personalidade que é internada em um hospital psiquiátrico. Lá, Kaysen faz amizade com Lisa (Jolie), que está planejando uma fuga. Um filme denso, impactante e que fala sobre transtornos, amizades e influências. Jolie brilha!
COLECIONADOR DE OSSOS (1999)
Amo filmes investigativos de serial killers, e apesar de “Colecionador de Ossos” seguir muitas vezes um padrão do gênero, o resultado continua envolvente e angustiante de acompanhar. Sem falar que Jolie estrela ao lado de Denzel Washington – só por isso já vale a pena assistir.
AMOR SEM FRONTEIRAS (2003)
Dizem que este foi um dos filmes que fez Jolie conhecer lugares problemáticos da África e motivou a atriz a querer ajudar mais a região. Não sei se é verdade, mas como filme, “Amor Sem Fronteiras” é um romance que utiliza o cenário caótico da Etiópia para falar sobre assuntos pertinentes e tristes. Além de nos entregar uma história de amor poderosa e bela de assistir. Não é uma obra revolucionária do gênero, ou surpreendente, mas proporciona duas horas de muita emoção. Clive Owen também está no elenco.
SR. E SRA. SMITH (2005)
Se você quer um filme que mistura romance, comédia e ação cujo resultado seja pura diversão descompromissada, este longa é “Sr. e Sra. Smith”. O filme que uniu Angelina Jolie e Brad Pitt não apenas na tela, mas na vida real, nos conta a história de um casal onde cada um trabalha secretamente como assassino de aluguel. Mas tudo se complica quando, certo dia, a missão de cada um é matar o outro.
O PREÇO DA CORAGEM (2007)
Daniel Pearlchefe é um jornalista no sudeste asiático que está trabalhando numa matéria sobre um homem-bomba chamado Richard Reid. Até que certo dia ele não retorna mais para casa. Sua esposa, grávida de seis meses, decide escrever um livro sobre o pai para deixar de fonte para o filho. Dirigido por Michael Winterbottom, o longa começa lento, cansativo até, mas ganha força não somente pela ótima atuação de Jolie, como pelos temas humanos identificáveis ao longo da narrativa.
O PROCURADO (2008)
Se tem um filme que entra sempre nas minhas indicações de ‘filmes mentirosos exagerados e inesquecíveis do cinema’, este longa é “O Procurado”. Adaptado das histórias em quadrinhos de Mark Millar, o filme é estrelado por James McAvoy e tem Angelina Jolie e Morgan Freeman no elenco. Apesar de considerar a história da tecelagem ditar o futuro um pouco piegas, o que falar de um filme onde a bala faz curva? É embarcar na mentira e se divertir. A direção de Timur Bekmambetov é extasiante, frenética, empolgante e memorável. Um filmaço de ação!
FRANQUIA KUNG FU PANDA (2008)
Todos os filmes da franquia Kung Fu Panda são ótimos, divertidos e visualmente estonteantes. Um dos grandes acertos da Dreamworks. E o elenco original de vozes é só gente talentosa, indo de Jack Black como o protagonista, Dustin Hoffman, Jackie Chan, Ian McShane, Seth Rogen, Lucy Liu, e claro, Angelina Jolie que dá voz à personagem Tigresa.
A TROCA( 2008)
Dirigido por Clint Eastwood, “A Troca” possui alguns momentos exageradamente dramáticos que beiram a teatralidade, mas continua um filme tocante sobre uma mãe a procura do filho desaparecido.
SALT (2010)
Aqui Angelina Jolie brilha solo em um filme de ação frenético, divertido e envolvente. Arrecadou bem na época e fico triste que até hoje não fizeram uma continuação. Jolie é uma das grandes atrizes do cinema mundial que desde cedo protagonizou longas de ação e segurava muito bem cada um deles. Morena ou loira, Angelina Jolie em “Salt” continua um arraso!
Menção Honrosa:
INVENCÍVEL (dirigido por Angelina Jolie)
“Invencível” retrata a história real do atleta olímpico Louis Zamperini, que sofre um acidente de avião durante a guerra, cai em pleno mar e passa dias lutando pela sobrevivência. Até que é capturado pelos inimigos japoneses e enviado para um campo de concentração japonês. Segundo longa dirigido por Jolie, a obra constrói uma história emocionante de luta pela vida, e possui momentos singulares repletos de tensão e emoção.